Mesas temáticas

Coordenação: Ecivaldo Matos (USP)
Contato: ecivaldo@usp.br

Em 2025, o principal espaço de encontros e compartilhamentos da nossa comunidade, o Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), será presencialmente pela primeira vez, tornando-o ainda mais especial. No EduComp 2025, além de nos encontrarmos e apresentarmos nossas reflexões, experiências, propostas e resultados de pesquisa, teremos mais uma vez as Mesas Temáticas. Esse será um espaço voltado à proposição de discussões e questionamentos epistêmicos ou metodológicos, bem como o estabelecimento de agendas, a partir dos interesses da própria comunidade.

Nesta edição, as Mesas temáticas poderão ocorrer presencialmente durante o evento, entre 07 e 10 de abril de 2025, ou remotamente (online) no pré-evento nos dias 31 de março e 1º de abril de 2025. Os temas são de livre escolha das pessoas proponentes, desde que dentro do escopo do evento, ou seja, relacionados à Educação em Computação. Cada Mesa Temática deverá ocorrer em até 90 minutos. Sugerimos que 60 minutos sejam dedicados à apresentação ou diálogo entre as pessoas participantes da mesa e os 30 minutos restantes voltados à interação com a plateia. Pedimos o máximo cuidado em definir uma dinâmica possível de ser executada dentro desse tempo. Para o bem de todos/as, seremos rigorosos/as.

Datas importantes

28 fevereiro 2025

26/02/2025

12 março 2025

Instruções para autores

As propostas devem se limitar a duas cinco páginas, em português, e devem seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Ao fornecer informações sobre as pessoas propositoras, indique qual das painelistas será a pessoa moderadora colocando a palavra “Moderador(a)” entre colchetes após o seu respectivo nome.

As propostas de Mesas Temáticas devem usar os nomes das seções padronizadas e seguir as orientações de formatação a seguir:

  • Título
  • Resumo: Breve resumo (até 250 palavras) sobre a proposta.
  • Visão geral: A proposta deve conter um resumo expandido dos objetivos da mesa, expectativa, justificativa e relevância para a comunidade do EduComp 2024.
  • Estrutura e dinâmica: Nesta seção devem ser apresentadas, com riqueza de detalhes, a estrutura e dinâmica da Mesa Temática, deixando evidente como será a sua condução e a interação com a plateia, de modo a possibilitar a participação de todas as pessoas participantes dentro do tempo estipulado para cada Mesa Temática.
  • Apresentação das/os proponentes: Nesta seção deve haver uma minicurrículo de cada proponente, associando-o à proposta da Mesa Temática com a devida justificativa de sua presença na Mesa. Cada mesa pode ser proposta por duas a quatro pessoas, sendo uma delas, obrigatoriamente, a moderadora.
  • Referências: A citação de trabalhos relevantes, quando apropriado, é encorajada, mas não obrigatória. Se as referências forem incluídas, elas devem ser colocadas em uma seção separada intitulada Referências e devem seguir as diretrizes de formatação do modelo utilizado.

As propostas de Mesas Temáticas devem ser submetidas eletronicamente, em formato PDF, por meio do sistema JEMS3 da SBC. A avaliação das propostas NÃO será anônima. As propostas serão analisadas pelo Comitê de Programa, considerando a relevância e atualidade do tema; a experiência das pessoas proponentes com possibilidade de múltiplas perspectivas sobre o tema; e a assertividade da dinâmica da Mesa Temática, de modo a proporcionar participação adequada das/os participantes da mesa e da plateia.

As/Os proponentes de Mesas Temáticas podem se inspirar em alguns exemplos de mesas/paineis apresentados no SIGCSE 2022: Belonging in Computing, The Case for Acknowledging Subjectivity in CS Education Research Data, e Should the AP Computer Science A Exam Switch to Using Python?.

As propostas selecionadas serão publicadas nos anais estendidos do evento no Portal de Publicações e Conteúdos Digitais da SBC - SBC OpenLib (SOL), condicionado ao pagamento da taxa de publicação de R$ 80,00 (oitenta reais) e ao preenchimento pelos autores do termo de autorização de publicação para a SBC.