Trilha 2 - Relatos de experiência
Diretrizes para avaliar anonimização
O EduComp adota um processo de revisão com anonimização dupla. Nestes casos, os artigos submetidos devem omitir qualquer informação que permita a identificação de seus autores, tais como:
- Informações de autoria. O artigo não deve incluir nome e filiação dos autores, nem outras informações que permitam a identificação dos autores, tais como nome do local da intervenção, identificação de projetos ou informações sobre financiamento;
- Referências a trabalhos anteriores dos autores. Trabalhos anteriores devem ser apresentadas em terceira pessoa (por exemplo, usar "no trabalho de Fulano et al.” em vez de "em nosso trabalho"), ou de forma anonimizada (por exemplo, [referência omitida]);
- Links para artefatos relacionados ao trabalho. O artigo deve apontar para repositórios ou websites que não permitam a identificação do nome ou da instituição dos autores. Sugestão: serviço Anonymous GitHub.
Todas as informações de autoria devem ser omitidas do texto. Apresentar as informações de autoria e mascará-las com formatação diferente da SBC (por exemplo, letra preta em fundo preto, ou letra branca em fundo branco) não é o mesmo que omitir, pois diferentes aplicativos de visualização de PDF podem apresentar essas informações em formatos mais explícitos; ou as pessoas revisoras podem ver as informações pessoais ao copiar e colar trechos do artigo para verificação de fatos no momento da revisão.
Diretrizes para avaliar escopo e aderência
Como a Educação em Computação é uma área interdisciplinar, em alguns casos, classificar a aderência de artigos pode levar a certas dúvidas. De regra geral, o manuscrito deve apresentar uma contribuição para a formação de pessoas na área de Computação. Dessa forma, ficam fora do escopo do EduComp:
- Artigos que enfocam mais no desenvolvimento de ferramentas computacionais educativas (Informática na Educação) do que na formação do ser humano em uma área da Computação.
- Artigos que enfocam na formação em outras áreas do conhecimento, tais como Geografia, Matemática, Letramento Digital, etc. Por outro lado, podem fazer parte do escopo, artigos que relatam projetos de pesquisa e extensão executados por estudantes de Computação atuando na educação de outras áreas de conhecimento, mas desde que o trabalho enfoque como o projeto promoveu uma melhor formação dos estudantes de Computação, e não do público que recebeu formação sobre outra área de conhecimento.
Diretrizes sobre os critérios do formulário de avaliação
O processo de revisão dos artigos do EduComp inova ao solicitar feedback específico, tanto quantitativo como qualitativo, para diferentes critérios de revisão:
- Em termos quantitativos, os revisores devem pontuar cada artigo de acordo com vários critérios em uma escala variando de "Discordo Totalmente" a "Concordo Totalmente" (1 a 4) descritos a seguir.
- Para os itens de 2 a 7, os revisores deverão oferecer feedback qualitativo que justifique a nota atribuída ao respectivo critério. Esse feedback visa melhorar a qualidade das revisões, provendo avaliação específica aos critérios próprios para cada um dos cinco tipos de artigos esperados pelo EduComp.
Os relatos de experiência (Trilha 2) deverão ser avaliados conforme os seguintes critérios, em formulário via JEMS3:
- Aderência: O artigo deve ser um relato de experiência em Educação em Computação.
- Originalidade: O artigo deve relatar uma experiência original quanto a algum dos aspectos a seguir: abordagem pedagógica, público-alvo, técnica, ferramenta ou instrumento utilizado.
- Impacto educacional: O artigo deve analisar o potencial impacto educacional da iniciativa junto ao público-alvo, refletindo sobre os resultados e as lições aprendidas.
- Replicabilidade: O artigo deve apresentar detalhes suficientes para que outros educadores possam adaptar/replicar a iniciativa em seus contextos educacionais.
- Fundamentos teóricos e/ou pedagógicos: O relato de experiência apresentado no artigo possui um embasamento teórico e/ou pedagógico sólido.
- Qualidade de escrita, de organização e de detalhamento do relato de experiência: O texto do artigo está adequado, considerando estruturação, clareza, coerência, coesão, ortografia, gramática e formatação (em conformidade com o modelo SBC, incluindo figuras e tabelas).
- Recomendação: Com base nos critérios acima, o artigo deve ser publicado no EduComp.
- Familiaridade do(a) avaliador(a) com o tema do artigo: Os revisores descrevem o nível de conhecimento que têm sobre o tema abordado pelo artigo.
Diretrizes para avaliar relatos de experiência
Os artigos de relato de experiência devem descrever cuidadosamente uma intervenção de educação em computação e seu contexto, e fornecer uma rica reflexão sobre o que funcionou, o que não funcionou e por quê. Todos os artigos nesta trilha devem fornecer detalhes suficientes para que outros possam adotar a inovação descrita no artigo.
Um bom relato de experiência deve descrever em detalhes como a atividade foi desenvolvida, quais foram os resultados e como eles foram avaliados ou aferidos. Entende-se que um relato valoroso tende a explorar uma ideia inovadora e inspirar outros professores a adotarem-na, ou adaptarem-na aos seus contextos.
O uso adequado do rigor científico é desejável. Além disso, mostra-se pertinente a descrição dos registros que evidenciam e corroboram as conclusões do trabalho.
Será interessante ao público desta trilha que os relatos possam apresentar e discutir aspectos relacionados ao ensino de Computação, tais como atividades desenvolvidas em aulas, estratégias de registro, planejamento de atividades, entre outros temas. Espera-se uma discussão rica acerca dos resultados e lições aprendidas.
Também serão valorizados relatos advindos de professores que não possuem formação específica na área de Computação, para que apresentem suas visões e reflexões acerca de como estão incorporando esses novos conhecimentos ao fazer docente.
É importante observar que este não é um artigo de pesquisa. Relatos de experiência diferem dos artigos de pesquisa em Educação em Computação no sentido de que estruturam suas contribuições para facilitar a adoção por outros profissionais, em vez de se concentrarem na generalização ou transferibilidade dos resultados, ou em ameaças à validade. O principal objetivo dos artigos de Relatos de Experiência é de natureza observacional, e esses artigos devem:
- Descrever cuidadosamente o desenvolvimento e o uso de uma abordagem ou ferramenta de educação em computação;
- Descrever o contexto em que foi utilizada, incluindo os dados formativos coletados;
- Fornecer uma reflexão rica sobre o que funcionou ou não e por quê, explicitando quais foram as lições aprendidas;
- Posicionar as contribuições do relato motivadas pela literatura prévia e destacar a novidade da experiência ou ferramenta apresentada.