Faixa de título da chamada de trabalhos.

Minicursos

Coordenação: Ricardo Caceffo (UNIVESP)
Contato: ricardo.caceffo@univesp.br

Os minicursos têm como objetivo a introdução ou aprofundamento em relação a um tópico de interesse no âmbito de Educação em Computação, permitindo que os participantes tenham contato com materiais, ideias, tecnologias e/ou metodologias relacionadas à área e que possam ser imediatamente colocadas em prática.

O público-alvo dos minicursos envolve estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais da área, pesquisadores e professores, com limite máximo de 30 participantes em cada minicurso.

Os minicursos devem ter a duração de 3 (três) horas e podem ser apresentados em português ou inglês. A realização do minicurso ficará condicionada à inscrição de, no mínimo, 5 participantes ou à análise por parte da organização do evento quanto à viabilidade de sua realização com um grupo menor de inscritos.

Submissão e seleção de propostas

As propostas devem se limitar a duas páginas, em português ou inglês, e devem seguir o formato do EduComp (disponível em template do Overleaf aqui e no formato Word aqui). As submissões devem, obrigatoriamente, conter as seguintes seções:

  1. Título, autores(as) e filiação (a submissão de minicursos não deve ser anônima);
  2. Indicação se é um minicurso teórico, prático ou teórico-prático;
  3. Justificativa (síntese da importância da temática em questão);
  4. Sumário estendido (explicação resumida do que será coberto em cada tópico);
  5. Público-alvo (especificar o público-alvo, delimitar o número máximo de participantes e sinalizar por que o minicurso proposto deve atrair a atenção desse público. Caso existam pré-requisitos, explicitar e justificar os mesmos);
  6. Biografia dos(as) autores(as) (apresentar cada autor(a) brevemente);
  7. Organização do minicurso: como as 3 horas de duração estarão divididas (e.g. X minutos para apresentação inicial; X minutos para cada tópico teórico, intercalados com X minutos para a parte prática, tempo de intervalo, etc.);
  8. Idioma em que será ministrado (português ou inglês);
  9. Infraestrutura e materiais necessários, principalmente quais programas (se for o caso) os participantes deverão ter previamente instalados (especificar versão e sistema operacional);
  10. Referências bibliográficas.

Os autores devem ficar atentos ao formato das referências, de acordo com o template requerido. As propostas de minicurso devem ser submetidas eletronicamente, em formato PDF, por meio da plataforma JEMS.

As submissões serão revisadas e avaliadas com o objetivo de analisar a interseção da proposta de minicurso com temas ligados à área e que sejam de interesse da comunidade.

Minicursos selecionados

Os autores dos minicursos selecionados deverão enviar como versão final um resumo de duas páginas, seguindo o mesmo template, para publicação nos Anais Estendidos do EduComp 2023. Além disso, os autores devem disponibilizar recursos de apoio, como notas ou slides de curso, substanciais e autocontidos, acompanhados de uma bibliografia, aos participantes do evento, para aprofundamento dos tópicos abordados no curso, e autorizar a publicação do resumo e das notas do minicurso no website do evento.