Artefatos computacionais são considerados criativos? Nathalia Alves, Christiane von Wangenheim, Lúcia Martins-Pacheco, Adriano Borgatto |
Association of Positive and Negative Feelings with Anxiety and Depression Symptoms among Computer Science Students during the COVID-19 Pandemic Lígia Maria Soares Passos, Christian Murphy, Rita Zhen Chen, Marcos Gonçalves Santana, Giselle Soares Passos |
Estudantes com Deficiência Visual em Computação: participação, perspectivas e desafios enfrentados Lais Farias Alves, Larissa Rocha Soares, Claudia Pinto Pereira, Ivan Machado, Windson Viana, Nailton Almeida Junior |
Fingerprints in a computer science course profile: Early results from the IFNMG Educational Data Warehouse Igor Alberte Eleutério, Marcos Bedo, Daniel de Oliveira, Luiz Olmes Carvalho, Lucio Fernandes Dutra Santos |
Linguagens visuais para o ensino de programação: uma revisão da literatura com foco em paradigmas de programação Marina Silva, Ana Paula Ludtke Ferreira |
Panorama Sobre Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional no Ensino Superior Brasileiro Iago Sinésio Ferris Silva, Taciana Pontual Falcão |
Análise dos Tópicos Mais Abordados em Disciplinas de Introdução à Programação em Universidades Federais Brasileiras Eryck Silva, Ricardo Caceffo, Rodolfo Azevedo |
Ensino invertido de Estrutura de Dados no contexto do Ensino Remoto Emergencial Bianca Souza, Maria Elanne Rodrigues, Necio Veras, Mayara da Silva Olivindo, Windson Viana, Lincoln Rocha |
The Impacts of Emergency Remote Learning in a Computer Science Programming Course: a Case Study Jean Hauck, Thaís Idalino |
Uma avaliação comparativa entre métricas de erro em um curso introdutório de programação com Python Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt, Christina von Flach |
AmongNET Game: Um relato de experiência do uso da Virtualidade e da Realidade Aumentada no Ensino Remoto Emergencial de Redes de Computadores Windson Viana, Erivan Lima, Ricardo Rodrigues Pereira |
Compreendendo as três partes fundamentais dos algoritmos com o auxílio da Computação Desplugada: relato de experiência Graziela Guarda, Sérgio Crespo C. S. Pinto, Sandro Rezende |
Ensino de habilidades socioemocionais: um estudo de caso empregando mídias audiovisuais e conversação online Julian Araujo, Laiza Ribeiro, Patricia Jaques |
Pensamento Computacional na Oficina "Ginástica Cerebral" para Pessoas Idosas Tainã Tavares, Marcia Kniphoff da Cruz, Samanta Marques |
Ludicidade como abordagem pedagógica para o ensino de algoritmos de pesquisa sequencial e binária Graziela Guarda, Sérgio Crespo C. S. Pinto, Sandro Rezende |
Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software Ronney Moreira de Castro, Tadeu Classe, Sean Siqueira |
Um Modelo de Ensino Virtual de Engenharia de Software Orientado por Competências, Times e Projetos Johnny Marques, Karla Fook |
Uso de um Espaço de Arte e Cultura, como Metáfora de Interação, para Estudo de Aspectos de IHC Elizabeth Furtado |
Utilização do APP Bitmoji na Criação de Personagens de Histórias em Quadrinhos sobre Computação Almir de Oliveira Costa Junior, José Anglada, Andrey Guedes, Gabriel Souza |
Weasels e a construção de conhecimento em Segurança Ofensiva Daniel Dalalana Bertoglio, Henry Nunes, Pedro Filippi, Avelino Zorzo |
Analisando os Dados do Percurso Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação para Auxiliar na Revisão do PPC Roberto do Nascimento, Gabriela Diana S. de Sousa, Mariana Nascimento, Josivan Reis |
Prática do Pensamento Computacional e da Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática Reinildo Souza da Silva, Claudia Pinto Pereira |
Processo de Construção do Currículo de Referência em uma Instituição de Ensino Jussara Matos, Teresa Helena Martins |
Ferramenta interativa para o ensino de compiladores Wilson Branco Neto, Wagner Graciano Junior, Iara Grossert, Alex Avila |
Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual Taynara Dutra, André E. G. Ferreira, Isabela Gasparini, Eleandro Maschio |
Machine Teaching: uma ferramenta didática e de análise de dados para suporte à cursos introdutórios de programação Laura Moraes, Carla Delgado, João Pedro Freire, Carlos Pedreira |
Os Pequenos Inventores: Um Recurso para o Ensino de Computação para Crianças Aline de S. M. dos Santos, Wellington Pereira, Rozelma França |
Plataforma para auxílio na preparação de estudantes para as avaliações do ENADE e POSCOMP Wilson Branco Neto, Tiago Ribeiro, Wilson Cordova Junior |
"Fui contratado para ensinar Computação!": Um olhar sobre a suposta neutralidade político-pedagógica do professor universitário de Computação no Brasil Esdras Bispo Jr., Ana Beatriz Carvalho, Sérgio Paulino Abranches, Simone Santos |
Lack of Diversity: Are you part of the problem or its solution? Mirella Moro |
Boolace: Um Jogo-Curso de Lógica Proposicional Marcio Flavio Souza |
CAT (Custom Assessment Tool): Assistindo Professores na Avaliação da Aprendizagem do Pensamento Computacional Eder Jacques Farias, Windson Viana, Alysson Diniz dos Santos, Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza |
CollabProg: Um Repositório Colaborativo Aberto para Apoiar na Adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação Ivanilse Calderon, Williamson Silva, Eduardo Feitosa |
Jogos para o aprendizado de programação: como as modalidades mono e multijogadores afetam a motivação dos alunos? Rodrigo da Silva, Edward Hermann Haeusler, Jefferson Santos |
Percepções do ensino de IHC: análises e aplicação prática Danilo Silveira Martins, Maria Villela |
Proposta de Um Modelo Gamificado Com Elementos de RPG de Mesa para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional Felipe Túlio de Castro, Caroline Queiroz Santos, Maria Villela |
Revelando Competências no PBL Aplicado ao Ensino de Computação: Uma Solução Baseada em IA para Alinhamento Construtivo entre Objetivos Educacionais e Feedbacks dos Estudantes Davi Mendes Maia, Simone Santos |
Usando sistemas colaborativos em recursos educacionais: um estudo de caso na educação superior em computação Fernando Tiosso, Sarita Bruschi |
Boas Práticas em Ambientes de Ensino de Computação: uma Proposta de Oficina Silvia Amelia Bim, Taciana Pontual Falcão |
Boolace: Um Jogo-Curso de Lógica Proposicional Marcio Flavio Souza |
Cinéma: Um Jogo para Auxílio no Ensino de Audiovisual em um curso de Computação Gráfica Fellipe Silva, Aldair Filho, Samuel Oliveira, Romulo Monteiro, Andressa Ferreira |
Codecasts e Codelibras para o Ensino de Programação em Moocs Márcia Oliveira |
Como Licenciandos Podem Desenvolver o Pensamento Computacional no Contexto Educacional? Lais Baptista, Roberto Bittencourt |
Como Professores da Educação Básica Podem Ensinar o Pensamento Computacional de Forma Interdisciplinar? Lais Baptista, Roberto Bittencourt |
Conexões entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Algébrico em Design de Jogos na Plataforma Scratch para o Ensino da Matemática nos Anos Finais da Educação Básica Jairo Da Silva, Taciana Pontual Falcão |
Laboratório de Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Científica para Formação de Professores Jadson Rafalski, Maria Aparecida de Faria da Silva, Kenia Luiza Oliveira, Márcia Oliveira |
Monitoria na Disciplina da Primeira Linguagem de Programação Maristela Holanda, Carla Castanho, Ian Bandeira |
PCLib App: Referatório de Recursos Educacionais para Desenvolvimento do Pensamento Computacional Ytalo Paulo Wilian da Silva, Iago Sinésio Ferris Silva, Bruno Barboza dos Santos, Taciana Pontual Falcão |
Pensamento computacional: abstração, requisitos operacionais e paradigmas de programação Ana Paula Ludtke Ferreira |
Produção de Material Didático Adaptado a Alunos com Deficiência Visual para Curso de Computação Wendell Bento Geraldes, Agenor Freitas Andrade, Ulisses Rodrigues Afonseca, Cicero Batista dos Santos Lima, Raquel Ribeiro Riclizek |
Repensando o ensino de computação José Palazzo Moreira de Oliveira, Elaine Oliveira, Isabela Gasparini, Leandro Wives |
Robótica educacional para formação técnica em agropecuária Dalva Ferraz, Márcia Oliveira |
Um Ambiente Gamificado para o Ensino de Teste de Mutação Dario Darienço, Pedro Henrique Dias Valle |
Uma Estratégia de Avaliação de um Code Puzzle Game Luis Gustavo Araújo, Antonio Passos |
Uma proposta de Avaliação Multidimensional da aprendizagem de programação na Formação Profissional Evandro Scarpati, Márcia Oliveira |
Uma proposta para utilização da metodologia POGIL no ensino de programação: estudo piloto Marcos Augusto de Souza Pinto, Elaine Oliveira, Thiago Lopes Costa, Alexandre Passito, Leandro Silva Galvão de Carvalho, David Fernandes |