Faixa de título do II ForLic.

Historicamente, o Workshop da Licenciatura em Computação (WLIC), que teve sua primeira edição em 2006, se tornou o principal espaço de discussão para as Licenciaturas em Computação e, especialmente, da articulação de ações necessárias para enfrentar os desafios vivenciados por esses cursos. Quatro outras edições ocorreram posteriormente: em 2010, em João Pessoa-PB; em Recife-PE em 2017; em Fortaleza-CE em 2018 e 2019, em Brasília-DF, em todas como evento integrante do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Com o advento do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), o formato do WLIC foi rediscutido passando a se chamar Fórum das Licenciaturas em Computação (ForLic). Em uma primeira edição, em 2021, perspectivas e desafios da formação de professores de Computação foram foco de discussões, junto a concepções e políticas para o ensino de Computação na Educação Básica. A Rede da Licenciatura em Computação (ReLic) também foi formada, constituindo-se em um espaço de fortalecimento dos cursos da área, como também de articulações entre diferentes atores interessados na formação de professores em Computação.

Em 2022, a segunda edição do evento ampliou as discussões tidas na anterior, evidenciando, especialmente, os campos de atuação dos egressos da Licenciatura em Computação, e seu potencial impacto no ensino de Computação na Educação Básica no Brasil.

Em breve, traremos mais informações sobre o ForLic 2023!