Faixa de título da chamada de trabalhos.

Artigos Completos

Artigos completos podem ser escritos em português ou inglês e devem seguir o formato do EduComp (disponível em template do Overleaf aqui e no formato Word aqui), contendo o mínimo de 6 (seis) e o máximo de 10 (dez) páginas, com a possibilidade de uma página adicional apenas de referências. Artigos aceitos serão publicados no Portal de Publicações e Conteúdos Digitais da SBC – SBC OpenLib (SOL). para tanto, os autores deverão preencher o Termo de Autorização de Publicação para a SBC. Na submissão, os artigos devem ser anonimizados para garantir as avaliações duplo-anônimas (double anonymous reviews). A submissão dos artigos completos devem ser realizadas por meio da plataforma JEMS.

Os artigos devem ser encaminhados a uma das seguintes trilhas.


Coordenação: Rodrigo Duran (IFMS) | Elaine Oliveira (UFAM) | Wilkerson Andrade (UFCG)
Contato: rodrigo.duran@ifms.edu.br | elaine@icomp.ufam.edu.br | wilkerson@computacao.ufcg.edu.br
  • Artigos de pesquisa devem seguir padrões científicos rigorosos, descrevendo questões, fundamentos, métodos, resultados, discussões e limitações da pesquisa. Concentram-se em tópicos relevantes e de interesse atual para a educação em computação. Metodologias de pesquisa de todos os tipos são bem-vindas, incluindo métodos empíricos (qualitativos, quantitativos ou mistos), analíticos, críticos, ciência de design e outros.
Critérios de Revisão (Trilha 1)

Coordenação: Windson Carvalho (UFC) | Fabiane Benitti (UFSC)
Contato: windson@virtual.ufc.br | fabiane.benitti@ufsc.br
  • Artigos de relato de experiência devem descrever cuidadosamente uma intervenção de educação em computação e seu contexto. Devem trazer detalhes suficientes que permitam a adoção por terceiros, além de oferecer uma reflexão aprofundada sobre seus aspectos positivos e negativos, assim como as limitações da intervenção realizada.
Critérios de Revisão (Trilha 2)

Coordenação: Adão Cambraia (IFFAR) | Mônica Massa (UNEB)
Contato: adao.cambraia@iffarroupilha.edu.br | monicamassa@gmail.com
  • Artigos sobre currículos devem discutir currículos, cursos ou programas na área de computação, mas também podem incluir artigos de posicionamento (position papers). Devem descrever o contexto que motivou a iniciativa, seus fundamentos pedagógicos com explicitações e análises de referenciais teóricos, o que foi necessário para implementá-la, seu potencial impacto e as recomendações para adoção por outros educadores. Artigos de posicionamento devem gerar uma discussão acadêmica proveitosa por meio de uma opinião defensável sobre um currículo, curso ou programa proposto na área de computação, substanciado por evidências.
Critérios de Revisão (Trilha 3)

Coordenação: Ellen Francine (USP) | Aracele Fassbinder (IFSulDeMinas)
Contato: francine@icmc.usp.br | aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br
  • Artigos sobre recursos educacionais devem apresentar recursos educacionais específicos para a educação em computação em um ou mais níveis da educação formal ou não formal. Devem descrever: a motivação para a criação do recurso educacional; os fundamentos teóricos e/ou pedagógicos que embasam sua concepção; a organização do material (e.g., objetivos, conteúdo, dentre outros elementos); a dinâmica de uso do recurso, de preferência associada a um cenário real onde ele foi ou será testado, além de detalhes suficientes que permitam a replicação de seu uso por educadores; o tipo de licença (se pertinente); e uma reflexão teórico-crítica sobre o seu potencial ou real impacto. Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais pode ser considerado um recurso educacional. Recursos educacionais típicos incluem (mas não estão limitados a) livros didáticos, planos de aula, softwares educacionais, jogos educativos, vídeos, áudios, imagens e até mesmo cursos completos (como MOOCs, por exemplo).
  • Artigos sobre ambientes e plataformas educacionais devem apresentar ambientes e plataformas inovadoras de software e/ou hardware para apoiar o ensino ou a aprendizagem de computação. Devem descrever a motivação para a criação do ambiente/plataforma; fundamentos teóricos e/ou pedagógicos que embasam sua concepção; principais funcionalidades e potenciais usuários; exemplo de uso, possivelmente com uma prova de conceito e telas que ilustram a interface (quando aplicável); arquitetura do ambiente/plataforma com enfoque em seus principais componentes e nas interfaces entre eles; breve comparação com outras plataformas relacionadas existentes; e o tipo de licença (se pertinente).
Critérios de Revisão (Trilha 4)

Coordenação: Taciana Pontual (UFRPE) | André Lemos (IFTM)
Contato: taciana.pontual@ufrpe.br | andre.lemos@iftm.edu.br
  • Ensaios devem apresentar argumentação de natureza crítico-reflexiva, bem fundamentada, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Têm o propósito de expor ideias e pontos de vista dos autores sobre determinado tema; revisar e analisar assuntos e interpretações; e debater ideias e opiniões, através de pesquisa bibliográfica e/ou evidências empíricas.
Critérios de Revisão (Trilha 5)