Coordenação: Ellen Francine (USP) | Aracele Fassbinder (IFSulDeMinas)
Contato: francine@icmc.usp.br | aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br
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Artigos sobre recursos educacionais devem apresentar recursos educacionais específicos para a educação em computação em um ou mais níveis da educação formal ou não formal. Devem descrever: a motivação para a criação do recurso educacional; os fundamentos teóricos e/ou pedagógicos que embasam sua concepção; a organização do material (e.g., objetivos, conteúdo, dentre outros elementos); a dinâmica de uso do recurso, de preferência associada a um cenário real onde ele foi ou será testado, além de detalhes suficientes que permitam a replicação de seu uso por educadores; o tipo de licença (se pertinente); e uma reflexão teórico-crítica sobre o seu potencial ou real impacto. Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais pode ser considerado um recurso educacional. Recursos educacionais típicos incluem (mas não estão limitados a) livros didáticos, planos de aula, softwares educacionais, jogos educativos, vídeos, áudios, imagens e até mesmo cursos completos (como MOOCs, por exemplo).
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Artigos sobre ambientes e plataformas educacionais devem apresentar ambientes e plataformas inovadoras de software e/ou hardware para apoiar o ensino ou a aprendizagem de computação. Devem descrever a motivação para a criação do ambiente/plataforma; fundamentos teóricos e/ou pedagógicos que embasam sua concepção; principais funcionalidades e potenciais usuários; exemplo de uso, possivelmente com uma prova de conceito e telas que ilustram a interface (quando aplicável); arquitetura do ambiente/plataforma com enfoque em seus principais componentes e nas interfaces entre eles; breve comparação com outras plataformas relacionadas existentes; e o tipo de licença (se pertinente).
Critérios de Revisão (Trilha 4)