CAT (Custom Assessment Tool): Assistindo Professores na Avaliação da Aprendizagem do Pensamento Computacional | Eder J. Farias (UFC), Windson Viana (UFC), Alysson D. dos Santos (UFC), Jacqueline R. M. A. de Souza (UFC) |
CollabProg: Um Repositório Colaborativo Aberto para Apoiar na Adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação | Ivanilse Calderon (UFAM), Williamson Silva (Unipampa - Campus Alegrete), Eduardo Feitosa (UFAM) |
Proposta de Um Modelo Gamificado com Elementos de RPG de Mesa para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional | Felipe T. de Castro (IFNMG), Caroline Q. Santos (UFVJM), Maria Villela (UFVJM) |
Usando Sistemas Colaborativos em Recursos Educacionais: Um Estudo de Caso na Educação Superior em Computação | Fernando Tiosso (ICMC/USP), Sarita Bruschi (ICMC - USP) |
Boolace: Um Jogo-Curso de Lógica Proposicional | Márcio F. B. de Souza (IFES), Márcia G. de Oliveira (IFES), Maria A. V. F. de Souza (IFES) |
Jogos para o Aprendizado de Programação: Como as Modalidades Mono e Multijogadores Afetam a Motivação dos Alunos? | Rodrigo da Silva (PUC-Rio), Edward H. Haeusler (PUC-Rio), Jefferson Santos (FGV e PUC-Rio) |
Percepções do Ensino de IHC: Análises e Aplicação Prática | Danilo S. Martins (UFVJM), Maria Villela (UFVJM) |
Revelando Competências no PBL Aplicado ao Ensino de Computação: Uma Solução Baseada em IA para Alinhamento Construtivo entre Objetivos Educacionais e Feedbacks dos Estudantes | Davi M. Maia (UFPE), Simone Santos (UFPE) |
Resumo: Os professores Rodrigo Duran, Taciana Falcão e André Lemos entrevistam a renomada pesquisadora Amy J. Ko, da Universidade de Washington, EUA. Amy Ko já publicou trabalhos extremamente relevantes em diversas áreas como engenharia de software, IHC e Educação de Computação. Nesta entrevista, no formato de fireside chat, os entrevistadores abordarão a carreira de Amy, como ela vê passado, presente e futuro da área de Educação de Computação, o papel da tecnologia e da computação na sociedade, como o ensino de computação pode ser utilizado como uma ferramenta de transformação crítica na sociedade e vários outros temas de interesse da comunidade. Após a entrevista, os participantes do EduComp terão a oportunidade de interagir com a professora Amy Ko.
Bio: Amy J. Ko is a Professor at the University of Washington Information School and an Adjunct Professor at the Paul G. Allen School of Computer Science and Engineering. She directs the Code & Cognition Lab, where she and her students study CS education, human-computer interaction, and humanity's individual and collective struggle to understand computing and harness it for equity and justice. Her earliest work included techniques for automatically answering questions about program behavior to support debugging, program understanding, and reuse. Her later work studied interactions between developers and users, and techniques for web scale aggregation of user intent through help systems; she co-founded AnswerDash to commercialize these ideas. Her latest work investigates effective, equitable, and inclusive ways for humanity to learn computing, especially how data, algorithms, APIs, and AI can both empower and oppress. Her work spans more than 140 peer-reviewed publications, with 13 receiving best paper awards and 4 receiving most influential paper awards. She is an ACM Senior Member, and member of ACM SIGCHI, SIGCSE, and SIGSOFT. She received her Ph.D. at the Human-Computer Interaction Institute at Carnegie Mellon University in 2008, and degrees in Computer Science and Psychology with Honors from Oregon State University in 2002.
Prof. André Lemos (IFTM)Panorama Sobre Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional no Ensino Superior Brasileiro Artigos de Pesquisa | Iago Sinésio Ferris Silva, Taciana Pontual Falcão |
Pensamento Computacional na Oficina 'Ginástica Cerebral' para Pessoas Idosas Relatos de Experiência | Tainã Tavares, Marcia Kniphoff da Cruz, Samanta Marques |
The Impacts of Emergency Remote Learning in a Computer Science Programming Course: a Case Study Artigos de Pesquisa | Jean Hauck, Thaís Idalino |
Association of Positive and Negative Feelings with Anxiety and Depression Symptoms among Computer Science Students during the COVID-19 Pandemic Artigos de Pesquisa | Lígia Maria Soares Passos, Christian Murphy, Rita Zhen Chen, Marcos Gonçalves Santana, Giselle Soares Passos |
Prática do Pensamento Computacional e da Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática Currículos | Reinildo Souza da Silva, Claudia Pinto Pereira |
Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual Recursos e Ambientes Educacionais | Taynara Dutra, André E. G. Ferreira, Isabela Gasparini, Eleandro Maschio |
Um Modelo de Ensino Virtual de Engenharia de Software Orientado por Competências, Times e Projetos Relatos de Experiência | Johnny Marques, Karla Fook |
AmongNET Game: Um relato de experiência do uso da Virtualidade e da Realidade Aumentada no Ensino Remoto Emergencial de Redes de Computadores Relatos de Experiência | Windson Viana, Erivan Lima, Ricardo Rodrigues Pereira |
Laboratório de Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Científica para Formação de Professores | Jadson Rafalski, Maria Aparecida de Faria da Silva, Kenia Luiza Oliveira, Márcia Oliveira |
Como Professores da Educação Básica Podem Ensinar o Pensamento Computacional de Forma Interdisciplinar? | Lais Baptista, Roberto Bittencourt |
Conexões entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Algébrico em Design de Jogos na Plataforma Scratch para o Ensino da Matemática nos Anos Finais da Educação Básica | Jairo Da Silva, Taciana Pontual Falcão |
Uma proposta de Avaliação Multidimensional da aprendizagem de programação na Formação Profissional | Evandro Scarpati, Márcia Oliveira |
Uma proposta para utilização da metodologia POGIL no ensino de programação: estudo piloto | Marcos Augusto de Souza Pinto, Elaine Oliveira, Thiago Lopes Costa, Alexandre Passito, Leandro Silva Galvão de Carvalho, David Fernandes |
Monitoria na Disciplina da Primeira Linguagem de Programação | Maristela Holanda, Carla Castanho, Ian Bandeira |
Resumo: Learning Analytics (LA) é uma área que vem ganhando cada vez mais destaque no meio científico e acadêmico. O interesse por essa área foi impulsionado pela crescente adoção de sistemas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Juízes Online, que permitem que uma grande quantidade de dados sejam coletados com altos níveis de granularidade e variedade. Esse volume de dados educacionais possibilita várias análises interessantes sobre a aprendizagem, provendo importantes insights baseados em evidências para tomadas de decisões mais assertivas por parte de professores e gestores. Neste painel, vamos apresentar e discutir iniciativas e perspectivas da utilização prática de LA para dar suporte a uma educação de qualidade em diferentes níveis, que considere as habilidades e competências para estudantes do século 21.
Elaine Harada Teixeira de Oliveira (UFAM)Lack of Diversity: Are you part of the problem or its solution? Ensaios | Mirella Moro |
Estudantes com Deficiência Visual em Computação: participação, perspectivas e desafios enfrentados Artigos de Pesquisa | Lais Farias Alves, Larissa Rocha Soares, Claudia Pinto Pereira, Ivan Machado, Windson Viana, Nailton Almeida Junior |
Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software Relatos de Experiência | Ronney Moreira de Castro, Tadeu Classe, Sean Siqueira |
Ensino de habilidades socioemocionais: um estudo de caso empregando mídias audiovisuais e conversação online Relatos de Experiência | Julian Araujo, Laiza Ribeiro, Patricia Jaques |
Ensino invertido de Estrutura de Dados no contexto do Ensino Remoto Emergencial Artigos de Pesquisa | Bianca Souza, Maria Elanne Rodrigues, Necio Veras, Mayara da Silva Olivindo, Windson Viana, Lincoln Rocha |
Ludicidade como abordagem pedagógica para o ensino de algoritmos de pesquisa sequencial e binária Artigos de Pesquisa | Graziela Guarda, Sérgio Crespo C. S. Pinto, Sandro Rezende |
Artefatos computacionais são considerados criativos? Artigos de Pesquisa | Nathalia Alves, Christiane von Wangenheim, Lúcia Martins-Pacheco, Adriano Borgatto |
A Utilização do APP Bitmoji na Criação de Personagens de Histórias em Quadrinhos sobre Computação Relatos de Experiência | Almir de Oliveira Costa Junior, José Anglada, Andrey Guedes, Gabriel Souza |
Boolace: Um Jogo-Curso de Lógica Proposicional | Marcio Flavio Souza |
Cinéma: Um Jogo para Auxílio no Ensino de Audiovisual em um curso de Computação Gráfica | Fellipe Silva, Aldair Filho, Samuel Oliveira, Romulo Monteiro, Andressa Ferreira |
Um Ambiente Gamificado para o Ensino de Teste de Mutação | Dario Darienço, Pedro Henrique Dias Valle |
Como Licenciandos Podem Desenvolver o Pensamento Computacional no Contexto Educacional? | Lais Baptista, Roberto Bittencourt |
PCLib App: Referatório de Recursos Educacionais para Desenvolvimento do Pensamento Computacional | Ytalo Paulo Wilian da Silva, Iago Sinésio Ferris Silva, Bruno Barboza dos Santos, Taciana Pontual Falcão |
Pensamento computacional: abstração, requisitos operacionais e paradigmas de programação | Ana Paula Ludtke Ferreira |
Resumo: A popularização dos computadores em rede está provocando uma revolução em todos os setores da sociedade e o sistema educacional tradicional, que já vinha sendo criticado desde o século passado, está sendo pressionado a mudar. Aulas expositivas com atividades repetitivas e descontextualizadas estão sendo substituídas por videoaulas e atividades corrigidas automaticamente, efetivando uma “arte de ensinar sem professores” que vem sendo praticada em muitos cursos a distância (mas que não se restringe a esses), um movimento denominado tecnicismo digital ou cibertecnicismo. De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, no ano de 2020 matricularam-se mais estudantes em cursos a distância do que nos cursos presenciais, e a projeção dos dados aponta para uma inversão neste ano de 2022, quando teremos mais estudantes na modalidade a distância do que nos cursos presenciais -- o sistema educacional superior brasileiro se tornará majoritariamente a distância. Nessa modalidade, as/os professoras/es universitárias/os estão sendo substituídas/os por conteúdos online e testes automáticos em plataformas educacionais, com a atuação de tutoras/es sobrecarregadas/os que realizam a supervisão de centenas de estudantes. Seria esta a reconfiguração do ensino superior? Nós, professoras/es que ainda conseguimos espaço para atuar, precisamos estar alertas. Algumas/uns de nós acusamos as/os estudantes pela “falta de interesse” e “falta de dedicação” – não só nos cursos de Computação –; contudo, reconhecendo que é assimétrica a relação de poder-saber entre professor/a-aluno/a, devemos nos questionar o que nós, professoras/es, podemos fazer para valorizar a docência humana, como tornar as nossas aulas mais interessantes para as/os estudantes? Recuso-me a acreditar que uma solução para a “crise de interesse das/os estudantes” seja retirar o/a professor/a do sistema educacional. Precisamos é inventar e operacionalizar novas posturas e práticas pedagógicas, bem como repensar o currículo e suas organização disciplinar. Nesta palestra, compartilho algumas iniciativas/movimentos/experiências que venho realizando em um curso de Computação (Bacharelado de Sistemas de Informação) para tentar promover mais interesse das/os estudantes, entre elas destaco: autoria, ludicidade, projetos de aprendizagem, projeto integrador, currículo baseado em projetos, metodologia interativa, formação em humanidades (design/sociedade/cultura/ética) e investimentos na formação de professores. Precisamos mudar o sistema educacional, efetivar mudanças paradigmáticas didático-curriculares, ou então pereceremos.
Bio: Mariano Pimentel é doutor em Informática e está professor na UNIRIO onde atua nos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e na Pós-Graduação em Informática. Já lecionou por 10 anos no curso de licenciatura em pedagogia a distância da UNIRIO/CEDERJ/UAB. É autor dos livros: Sistemas Colaborativos (Prêmio Jabuti, 2011), Do email ao Facebook (2014), Informática na Educação/SBC (2021) e Metodologia de Informática na Educação/SBC (2021). Realiza pesquisas em: Sistemas de Informação, Sistemas Colaborativos, Informática na Educação, Cibercultura e Educação.
Milene Selbach Silveira (PUCRS)Uso de um Espaço de Arte e Cultura, como Metáfora de Interação, para Estudo de Aspectos de IHC Relatos de Experiência | Elizabeth Furtado |
Os Pequenos Inventores: Um Recurso para o Ensino de Computação para Crianças Recursos e Ambientes Educacionais | Aline de S. M. dos Santos, Wellington Pereira, Rozelma França |
Compreendendo as três partes fundamentais dos algoritmos com o auxílio da Computação Desplugada: relato de experiência Relatos de Experiência | Graziela Guarda, Sérgio Crespo C. S. Pinto, Sandro Rezende |
Linguagens visuais para o ensino de programação: uma revisão da literatura com foco em paradigmas de programação Artigos de Pesquisa | Marina Silva, Ana Paula Ludtke Ferreira |
Ferramenta interativa para o ensino de compiladores Recursos e Ambientes Educacionais | Wilson Branco Neto, Wagner Graciano Junior, Iara Grossert, Alex Avila |
Weasels e a construção de conhecimento em Segurança Ofensiva Relatos de Experiência | Daniel Dalalana Bertoglio, Henry Nunes, Pedro Filippi, Avelino Zorzo |
Fui contratado para ensinar Computação!: Um olhar sobre a suposta neutralidade político-pedagógica do professor universitário de Computação no Brasil Ensaios | Esdras Bispo Jr., Ana Beatriz Carvalho, Sérgio Paulino Abranches, Simone Santos |
Fingerprints in a computer science course profile: Early results from the IFNMG Data Warehouse Artigos de Pesquisa | Igor Alberte Eleutério, Marcos Bedo, Daniel de Oliveira, Luiz Olmes Carvalho, Lucio Fernandes Dutra Santos |
Repensando o ensino de computação | José Palazzo Moreira de Oliveira, Elaine Oliveira, Isabela Gasparini, Leandro Wives |
Boas Práticas em Ambientes de Ensino de Computação: uma Proposta de Oficina | Silvia Amelia Bim, Taciana Pontual Falcão |
Produção de Material Didático Adaptado a Alunos com Deficiência Visual para Curso de Computação | Wendell Bento Geraldes, Agenor Freitas Andrade, Ulisses Rodrigues Afonseca, Cicero Batista dos Santos Lima, Raquel Ribeiro Riclizek |
Codecasts e Codelibras para o Ensino de Programação em Moocs | Márcia Oliveira |
Robótica educacional para formação técnica em agropecuária | Dalva Ferraz, Márcia Oliveira' |
Uma Estratégia de Avaliação de um Code Puzzle Game | Luis Gustavo Araújo, Antonio Passos |
Análise dos Tópicos Mais Abordados em Disciplinas de Introdução à Programação em Universidades Federais Brasileiras Artigos de Pesquisa | Eryck Silva, Ricardo Caceffo, Rodolfo Azevedo |
Uma avaliação comparativa entre métricas de erro em um curso introdutório de programação com Python Artigos de Pesquisa | Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt, Christina von Flach |
Machine Teaching: uma ferramenta didática e de análise de dados para suporte à cursos introdutórios de programação Recursos e Ambientes Educacionais | Laura Moraes, Carla Delgado, João Pedro Freire, Carlos Pedreira |
Analisando os Dados do Percurso Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação para Auxiliar na Revisão do PPC Currículos | Roberto do Nascimento, Gabriela Diana S. de Sousa, Mariana Nascimento, Josivan Reis |
Processo de Construção do Currículo de Referência em uma Instituição de Ensino Currículos | Jussara Matos, Teresa Helena Martins |
Plataforma para auxílio na preparação de estudantes para as avaliações do ENADE e POSCOMP Recursos e Ambientes Educacionais | Wilson Branco Neto, Tiago Ribeiro, Wilson Cordova Junior |