Concurso de Teses e Dissertações

Coordenação: Rodrigo Duran (IFB)
Contato: rodrigo.duran@ifb.edu.br

O Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do EduComp 2026 tem como objetivo destacar e divulgar as pesquisas em Educação em Computação defendidas no ano de 2025 em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. As submissões podem tratar de dissertações e teses concluídas que abordem todos os aspectos da Educação em Computação em qualquer nível de ensino.

Datas importantes

02 fevereiro 2026
04 março 2026
13 março 2026
29 e 30 abril 2026

Instruções para autores

Critérios para participação

Podem submeter trabalhos para o CTD EduComp 2026, doutores e mestres que tenham desenvolvido sua pesquisa com temas relacionados aos tópicos de interesse do EduComp e que tenham defendido suas teses ou dissertações em programas de pós-graduação stricto sensu em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras no período de 1 janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2025 e que não possuam conflitos de interesse com a coordenação do CTD.

Submissão de Trabalhos

Para participar do concurso, as pessoas deverão preencher e enviar uma ficha de pesquisa (template disponível no link) que descreve o trabalho de tese ou de dissertação e destacar as principais contribuições para o estado da arte de seu trabalho na Educação em Computação. Essa ficha deve ser preenchida em, no máximo, duas páginas, ser escrita em português e ter como autores a pessoa candidata e a(s) pessoa(s) responsável(is) pela orientação. A ficha deve ser enviada em formato PDF até a data de envio dos trabalhos.

Além da ficha de pesquisa, as pessoas candidatas devem enviar a versão final da tese ou da dissertação e uma carta assinada pela pessoa orientadora, destacando os aspectos pelos quais acredita que merece o prêmio, em formato PDF.

Cada submissão deverá conter quatro arquivos, todos em formato PDF:

  • Ficha de pesquisa de até duas páginas (template);
  • Arquivo do documento final da tese ou dissertação;
  • Cópia da ata de defesa do trabalho;
  • Carta do(a) orientador(a) assinada destacando os aspectos pelos quais acredita que merece o prêmio.

Obs.: Na Ata de Defesa, deverá constar explicitamente que a pessoa candidata teve seu trabalho aprovado e defendido em 2025 e deverá informar o local, a data de defesa, o nome da instituição, o nome da(s) pessoa(s) orientadora(s) e o nome dos participantes da banca avaliadora.

As pessoas candidatas deverão submeter seus trabalhos eletronicamente pelo Sistema JEMS3, escolhendo a trilha correspondente (Mestrado ou Doutorado).

Seleção, apresentação e premiação

A seleção ocorrerá em três etapas:

  1. Todos os trabalhos submetidos passarão por avaliação de pelo menos 2 (duas) pessoas revisoras/avaliadoras. Serão selecionados até 3 (três) trabalhos para apresentação em nosso Webinar.
  2. As pessoas autoras dos trabalhos selecionados na etapa 1 deverão apresentar a pesquisa desenvolvida em um Webinar a ser realizado nos dias 29 ou 30 de abril de 2026. A confirmação das datas e dos horários de apresentação será feita após o encerramento da Etapa 1. As apresentações também serão avaliadas por, pelo menos, 2 (duas) pessoas revisoras/avaliadoras.
  3. Com base na avaliação da Etapa 2, serão classificadas as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado do EduComp 2026, cujos resultados serão divulgados em uma sessão especial.
  4. Os três trabalhos finalistas serão publicados (um artigo resumo de três páginas + referências deve ser enviado) nos anais estendidos do evento no Portal de Publicações e Conteúdos Digitais da SBC - SBC OpenLib (SOL), condicionado ao pagamento da taxa de publicação de R$ 80,00 (oitenta reais) e ao preenchimento pelo autores do termo de autorização de publicação para a SBC.

Inscrição no evento

A pessoa autora principal do trabalho selecionado (pessoa candidata à premiação) deverá estar inscrita no evento, com inscrição englobando a categoria online. A inscrição deve ser confirmada até a data do Webinar.