A seguir está a programação das atividades presenciais do SBC-EB 2025 na cidade sede de Juiz de Fora - MG. Em Juiz de Fora, o credenciamento de participantes acontecerá durante todo o período no foyer do evento. Os intervalos para coffee break ocorrerão entre 10:30 e 11:00 e entre 16:00 e 16:30.
Observe que a programação está disponível como uma agenda pública no Google Agenda. Ao selecionar um evento, você poderá visualizar mais detalhes na descrição. É possível adicionar essa agenda de programação ao seu Google Agenda, facilitando a visualização das atividades em seu celular ou computador.
Palestra de abertura
Na manhã do dia 9 de abril, haverá uma breve cerimônia de abertura conjunta dos eventos EduComp, SBC-EB e ForLic. Em seguida, acontecerá a palestra Computação na Educação Básica: possibilidades e desafios no currículo escolar, que abordará caminhos e perspectivas para a implementação da Computação na Educação Básica.
A seguir estão os detalhes sobre a palestra de abertura.

Profª. Drª Leila Ribeiro
UFRGS
Resumo: Nesta palestra, serão discutidas a importância do ensino de Computação na Educação Básica e as políticas públicas da área, como a BNCC Computação. Possibilidades e desafios à atualização curricular, à formação docente e aos materiais didáticos também serão abordados.
Mini currículo: Leila Ribeiro é professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).
Painéis
A programação do SBC-EB 2025 contará com vários painéis, nos quais especialistas, pesquisadores e docentes discutirão temas essenciais para o ensino de Computação na Educação Básica. Em cada painel, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, debater desafios e explorar novas perspectivas para o futuro da Computação no Brasil.
A seguir estão os detalhes sobre os painéis.
Convidados:
Secretários Estaduais de Educação
Mediação:
Cristiano Maciel (Vice-presidente da SBC)
Resumo: Neste painel, serão compartilhadas experiências de Secretarias Estaduais de Educação em torno do ensino de Computação e políticas de Educação Digital no Ensino Médio.
Convidados:
Marcelo Augusto Dantas Pereira (Gerente Geral de Estratégias Educacionais e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação do Recife), Maria Claudete Schorr (UNIVATES e Vice-Coordenadora da Rede de Licenciatura em Computação) e Tiago de Deus Silva (UNDIME MG e Dirigente Municipal de Educação de Paracatu).
Mediação:
Cristiano Maciel (Vice-presidente da SBC)
Resumo: Neste painel, serão compartilhadas experiências de Secretarias Municipais de Educação em torno do ensino de Computação e políticias de Educação Digital na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Convidados:
Luiz Alberto Rocha de Lira (Capes), Leila Ribeiro (UFRGS) e Rodrigo Duran (IFB).
Mediação:
Cláudia Motta (UFRJ)
Resumo: Neste painel, será discutido o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Computação em Rede Nacional (PROFCOMP), uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em cooperação com instituições associadas de todas as regiões do pais, para criar e manter um programa de mestrado profissional em rede para qualificação de profissionais da Educação Básica na área de Ensino de Computação.
Convidadas:
Ana Úngari Dal Fabbro (Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação - MEC). Fátima Brandão (UnB) e Guilherme Alves (Safernet Brasil).
Mediação:
Rozelma França (UFRPE)
Resumo: Neste painel, serão discutidas políticias públicas para o ensino de Computação na Educação Básica, perpassando a BNCC Computação, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e correlatas. Também, ações no âmbito do Ministério da Educação e da academia serão compartilhadas, no foco na atualização curricular e formação de docentes da área.
Oficinas
As oficinas do SBC-EB 2025 oferecem experiências imersivas e interativas para estudantes, professores e gestores. Com atividades práticas, essas oficinas proporcionarão a exploração de conceitos e ferramentas da Computação de forma acessível e aplicável ao contexto educacional, incentivando a aprendizagem ativa e a inovação em sala de aula.
A seguir estão os detalhes sobre as oficinas.
Instrutoras:
Ramayane Bonacin Braga (IF Goiano - Campus Ceres), Marcela Pessoa (UEA), Thalia Santana (IF Goiano - Campus Ceres) e Maria Ivanilse Calderon Ribeiro (IFRO).
Público-alvo:
Professores, Secretários de Educação e Estudantes da Educação Básica.
Resumo: Esta oficina busca sensibilizar o público sobre a importância de aprender Computação, demonstrando que qualquer pessoa pode aprender programação e inspirando o interesse futuro pela área.
Instrutoras:
Graziela Guarda (UFF) e Bárbara Quintela (UFJF).
Público-alvo:
Professores da Educação Básica.
Resumo: Esta oficina busca sensibilizar o público quanto à possibilidade de ensino de Computação da Educação Básica sem o uso de recursos tecnológicos.
Instrutoras:
Carla Delgado (UFRJ) e Flavia Santoro (UERJ)
Público-alvo:
Professores da Educação Básica.
Resumo: Esta oficina busca sensibilizar o público quanto às possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial generativa para favorecer os processos de ensino e aprendizagem de Computação e de outras áreas do conhecimento.
Rodas de conversa
As rodas de conversa do SBC-EB são espaços abertos e interativos, onde o público poderá compartilhar experiências, trocar ideias e debater desafios junto aos convidados. Com um formato dinâmico e participativo, essa atividade busca fomentar o diálogo e a construção coletiva de soluções para a efetiva implementação da Computação na Educação Básica.
A seguir estão os detalhes sobre as rodas de conversa.
Mediadoras: Rozelma França (UFRPE) e Marcela Pessoa (UEA).
Resumo: As rodas de conversa do SBC-EB são um espaço de diálogo e troca de experiências em torno de um tema específico. Por meio das experiências e perguntas provocadoras compartilhadas pelas pessoas convidadas, espera-se que o público presente se sinta estimulado a compartilhar suas perspectivas sobre o tema, enriquecendo o diálogo sobre atividades desplugadas para promoção do ensino de Computação na educação básica.
Mediadores: Diego Berti Bagestan (SME Teutônia - RS) e Maria Claudete Schorr (UNIVATES).
Resumo: As rodas de conversa do SBC-EB são um espaço de diálogo e troca de experiências em torno de um tema específico. Por meio das experiências e perguntas provocadoras compartilhadas pelas pessoas convidadas, espera-se que o público presente se sinta estimulado a compartilhar suas perspectivas sobre o tema, enriquecendo o diálogo sobre como formar docentes para o ensino de Computação na escola.
Mediadores: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças (UFPB) e Luis Gustavo de Jesus Araujo (IFBA - Jacobina).
Resumo: As rodas de conversa do SBC-EB são um espaço de diálogo e troca de experiências em torno de um tema específico. Por meio das experiências e perguntas provocadoras compartilhadas pelas pessoas convidadas, espera-se que o público presente se sinta estimulado a compartilhar suas perspectivas sobre o tema, enriquecendo o diálogo sobre caminhos para implementação da BNCC Computação.
Mediadoras: Claudia Motta (Diretora de Educação da SBC) e Fátima Brandão (UnB).
Resumo: As rodas de conversa do SBC-EB são um espaço de diálogo e troca de experiências em torno de um tema específico. Por meio das experiências e perguntas provocadoras compartilhadas pelas pessoas convidadas, espera-se que o público presente se sinta estimulado a compartilhar suas perspectivas sobre o tema, enriquecendo o diálogo sobre materiais didáticos de Computação voltados à educação básica.
Mediadoras: Renata Viegas de Figueiredo (UFPB), Alessandreia Marta de Oliveira (UFJF) e Ramayane Bonacin Braga (IF Goiano - Campus Ceres).
Resumo: As rodas de conversa do SBC-EB são um espaço de diálogo e troca de experiências em torno de um tema específico. Por meio das experiências e perguntas provocadoras compartilhadas pelas pessoas convidadas, espera-se que o público presente se sinta estimulado a compartilhar suas perspectivas sobre o tema, enriquecendo o diálogo sobre favorecer a participação de meninas na área de Computação.
Sessões Técnicas
As sessões técnicas do SBC-EB são espaços para a apresentação e discussão dos trabalhos submetidos pela comunidade, promovendo o compartilhamento de ideias e avanços na área de Educação em Computação. Em Juiz de Fora - MG, acontecerão três sessões técnicas, todas na tarde do dia 10 de abril.
A seguir estão listados os trabalhos que serão apresentados em cada sessão técnica. Em Juiz de Fora, cada autor terá 7 minutos para sua apresentação e, ao final de todas as exposições, haverá um tempo dedicado a discussões e perguntas. Recomenda-se que os autores estejam cientes das orientações para apresentação previamente divulgadas pela organização do evento.
Coordenadora: Rozelma França (UFRPE) |
Chapada Diamantina Computacional: Um livro didático para o primeiro ano do Ensino Fundamental
|
Promovendo a Inclusão de Meninas na Computação: Oficina de Pensamento Computacional e Programação em Python
|
Computação e Eu: Uma Abordagem Prática de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
|
As Aventuras de Lua e Bit-Bit no Parque de Diversão: Programando com Variáveis
|
Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental Através da Computação Desplugada
|
Oficinas de Construção de Aplicativos utilizando o MIT App Inventor 2 com os apps “Acorda Preguiça”, “Decodificando” e “Saiba Economizar”
|
Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Abordagem Progressiva de Scratch, Blocos e Python
|
Coordenadora: Flávia Santoro (UERJ) |
Navegando com Segurança: cartilha educativa de conscientização sobre segurança digital
|
Códigos de Resgate: gamificação como estratégia pedagógica para o ensino de criptografia
|
Explorando a Inteligência Artificial no Cotidiano: Uma Abordagem Didática para Compreensão e Reflexão Crítica
|
Capacitação em Desenvolvimento de Aplicativos para Professores com o MIT APP Inventor
|
Projeto de prática docente: ensino e pesquisa como práxis emancipatória na formação inicial docente em computação
|
Projeto Robótica Educacional na Escola de Tempo Integral de Parauapebas - PA
|
Coordenadora: Leila Ribeiro (UFRGS) |
A Cidade Sustentável do Frankenstein
|
Trabalhando o Letramento Digital com o GraphoGame
|
Introduzindo conceitos do Mundo Digital com uso das Palavras Cruzadas Diretas
|
Desvendando o Enigma: A Criptografia na Segunda Guerra Mundial, uma abordagem transversal da BNCC Computação com a Componente Curricular de História
|
Pontos e Pixels: Tecendo Histórias com Ponto Cruz e BBC micro:bit
|
Integrando Literatura e Computação: Explorando o Imaginário de 'O Rei Artur' com Pensamento Computacional e o Microcontrolador BBC micro:bit
|
Uso de Quebra-cabeças para Trabalhar Conceitos de Pensamento Computacional e Representatividade de Gênero
|
Competição de Atividades de Computação
A Competição de Atividades de Computação é uma atividade dinâmica e colaborativa, realizada simultaneamente na sede e nos polos do SBC-EB 2025, durante a tarde de quinta-feira, 10 de abril. Nessa atividade, tutores desafiarão equipes formadas por estudantes, professores e gestores a desenvolverem uma proposta pedagógica baseada nas competências da BNCC Computação, garantindo sua aplicabilidade em sala de aula. Durante o processo, os tutores orientarão os grupos, auxiliando no aprimoramento das ideias e na construção das atividades. Ao final, cada equipe deverá registrar sua proposta em um vídeo de até cinco minutos, que será posteriormente avaliado pela equipe organizadora da competição. Os melhores trabalhos serão reconhecidos e apresentados em sessão específica para este fim, na sexta-feira ao final da manhã.