Programação ForLic

A seguir está a programação das atividades presenciais do ForLic 2025, que serão realizadas na cidade sede do SBC-EB 2025, em Juiz de Fora - MG. O credenciamento de participantes acontecerá durante todo o período no foyer do evento. Os intervalos para coffee break ocorrerão entre 10:30 e 11:00 e entre 16:00 e 16:30.

Observe que a programação está disponível como uma agenda pública no Google Agenda. Ao selecionar um evento, você poderá visualizar mais detalhes na descrição. É possível adicionar essa agenda de programação ao seu Google Agenda, facilitando a visualização das atividades em seu celular ou computador.

Palestra de abertura

Na manhã do dia 9 de abril, haverá uma breve cerimônia de abertura conjunta dos eventos EduComp, SBC-EB e ForLic. Em seguida, acontecerá a palestra Computação na Educação Básica: possibilidades e desafios no currículo escolar, que abordará caminhos e perspectivas para a implementação da Computação na Educação Básica.

A seguir estão os detalhes sobre a palestra de abertura.

Foto Leila Ribeiro

Profª. Drª Leila Ribeiro

UFRGS

Resumo: Nesta palestra, serão discutidas a importância do ensino de Computação na Educação Básica e as políticas públicas da área, como a BNCC Computação. Possibilidades e desafios à atualização curricular, à formação docente e aos materiais didáticos também serão abordados.

Mini currículo: Leila Ribeiro é professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Painéis

A programação do ForLic 2025 contará com três painéis, nos quais especialistas, pesquisadores e docentes discutirão temas essenciais para a formação de professores de Computação. Em cada painel, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, debater desafios e explorar novas perspectivas para o fortalecimento da Licenciatura em Computação no Brasil.

A seguir estão os detalhes sobre os painéis.

Convidados: Secretários Estaduais de Educação
Mediação: Cristiano Maciel (Vice-presidente da SBC)

Resumo: Neste painel, serão compartilhadas experiências de Secretarias Estaduais de Educação em torno do ensino de Computação e políticas de Educação Digital no Ensino Médio.

Convidados: Fernanda Pires (UEM), Rafaela Melo Ferreira (UFAM) e Luís Gustavo de Jesus Araujo (IFBA)
Mediação: Diego Berti Bagestan (SME Teutônia - RS)

Resumo: Nesta palestra, será abordada a importância do ensino de Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica e a relação com a BNCC Computação. Também será abordado sobre o uso de LLM, em especial no que se refere à educação em computação, além das possibilidades e desafios desde a implementação no currículo escolar, a formação docente e aos materiais didáticos. Também serão compartilhadas experiências de uso da IA no contexto educacional.

Convidados: Marcelo Augusto Dantas Pereira (Gerente Geral de Estratégias Educacionais e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação do Recife), Maria Claudete Schorr (UNIVATES e Vice-Coordenadora da Rede de Licenciatura em Computação) e Tiago de Deus Silva (UNDIME MG e Dirigente Municipal de Educação de Paracatu).
Mediação: Cristiano Maciel (Vice-presidente da SBC)

Resumo: Neste painel, serão compartilhadas experiências de Secretarias Municipais de Educação em torno do ensino de Computação e políticias de Educação Digital na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Roda de conversa

A roda de conversa Como formar docentes para o ensino de Computação na Educação Básica? será um espaço aberto e interativo, onde o público poderá compartilhar experiências, trocar ideias e debater desafios junto aos convidados. Com um formato dinâmico e participativo, essa atividade busca fomentar o diálogo e a construção coletiva de soluções para a formação de professores nessa área.

A seguir estão os detalhes sobre a roda de conversa.

Mediadores: Diego Berti Bagestan (SME Teutônia - RS) e Maria Claudete Schorr (UNIVATES)

Resumo: As rodas de conversa são um espaço de diálogo e troca de experiências em torno de um tema específico. Por meio das experiências e perguntas provocadoras compartilhadas pelas pessoas convidadas, espera-se que o público presente se sinta estimulado a compartilhar suas perspectivas sobre o tema, enriquecendo o diálogo sobre como formar docentes para o ensino de Computação na escola.