Programação Bandeirantes - PR

A seguir está a programação das atividades do SBC-EB 2025 no polo de Bandeirantes - PR.

Observe que a programação está disponível como uma agenda pública no Google Agenda. Ao selecionar um evento, você poderá visualizar mais detalhes na descrição. É possível adicionar essa agenda de programação ao seu Google Agenda, facilitando a visualização das atividades em seu celular ou computador.

Palestra de abertura

Na manhã do dia 9 de abril, haverá uma breve cerimônia de abertura conjunta dos eventos EduComp, SBC-EB e ForLic. Em seguida, acontecerá a palestra Computação na Educação Básica: possibilidades e desafios no currículo escolar, que abordará caminhos e perspectivas para a implementação da Computação na Educação Básica.

Foto Leila Ribeiro

Profª. Drª Leila Ribeiro

UFRGS

Resumo: Nesta palestra, serão discutidas a importância do ensino de Computação na Educação Básica e as políticas públicas da área, como a BNCC Computação. Possibilidades e desafios à atualização curricular, à formação docente e aos materiais didáticos também serão abordados.

Mini currículo: Leila Ribeiro é professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Painéis

A programação do SBC-EB 2025 contará com vários painéis, nos quais especialistas, pesquisadores e docentes discutirão temas essenciais para o ensino de Computação na Educação Básica. Em cada painel, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, debater desafios e explorar novas perspectivas para o futuro da Computação no Brasil.

Convidados: Secretários Estaduais de Educação
Mediação: Cristiano Maciel (Vice-presidente da SBC)

Resumo: Neste painel, serão compartilhadas experiências de Secretarias Estaduais de Educação em torno do ensino de Computação e políticas de Educação Digital no Ensino Médio.

Convidados: Marcelo Augusto Dantas Pereira (Gerente Geral de Estratégias Educacionais e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação do Recife), Maria Claudete Schorr (UNIVATES e Vice-Coordenadora da Rede de Licenciatura em Computação) e Tiago de Deus Silva (UNDIME MG e Dirigente Municipal de Educação de Paracatu).
Mediação: Cristiano Maciel (Vice-presidente da SBC)

Resumo: Neste painel, serão compartilhadas experiências de Secretarias Municipais de Educação em torno do ensino de Computação e políticias de Educação Digital na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Convidados: Luiz Alberto Rocha de Lira (Capes), Leila Ribeiro (UFRGS) e Rodrigo Duran (IFB).
Mediação: Cláudia Motta (UFRJ)

Resumo: Neste painel, será discutido o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Computação em Rede Nacional (PROFCOMP), uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em cooperação com instituições associadas de todas as regiões do pais, para criar e manter um programa de mestrado profissional em rede para qualificação de profissionais da Educação Básica na área de Ensino de Computação.

Convidadas: Ana Úngari Dal Fabbro (Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação - MEC). Fátima Brandão (UnB) e Guilherme Alves (Safernet Brasil).
Mediação: Rozelma França (UFRPE).

Resumo: Neste painel, serão discutidas políticias públicas para o ensino de Computação na Educação Básica, perpassando a BNCC Computação, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e correlatas. Também, ações no âmbito do Ministério da Educação e da academia serão compartilhadas, no foco na atualização curricular e formação de docentes da área.

Palestras

A programação do SBC-EB no polo de Bandeirantes - PR contará com duas palestras locais que tratarão sobre temas atuais e relevantes.

Palestrante: Profa. Dra. Maísa Lucia Cacita Milani (UENP-CLM)

Resumo: Em breve.

Mini currículo: Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM-PR), Possui Pós Graduação em Educação Stricto Sensu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUC PR (bolsista da Fundação Araucária); Especialização em Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008), Gestão do Trabalho Pedagógico Faculdade Internacional de Curitiba e Especialização em Educação a Distância (2011)-(UNOPAR- Londrina -PR); graduação em Sistema de Informação (Bacharel e Licenciada) pela Fundação Faculdade Luiz Meneghel (2007), Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2009) - UENP e Licenciatura em Matemática (2011) UENP-PR. Tem interesse em pesquisas com ênfase nos seguintes temas: formação inicial do professor de matemática, tecnologias em educação EAD, informática na educação e o uso das tecnologias para auxiliar a educação matemática, Gestão Escolar e Formação Docente.

Palestrante: Igor Valezze Spagolla

Resumo: Em breve.

Mini currículo: Advogado Inscrito na OAB/PR. Discente do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Representante discente na Congregação do campus CLM/UENP. Voluntário no projeto Caminhar Campus CLM/UENP. Técnico em Transações Imobiliárias.

Oficinas

As oficinas do SBC-EB oferecem experiências imersivas e interativas para estudantes, professores e gestores. Com atividades práticas, essas oficinas proporcionarão a exploração de conceitos e ferramentas da Computação de forma acessível e aplicável ao contexto educacional, incentivando a aprendizagem ativa e a inovação em sala de aula. A programação do SBC-EB no polo de Bandeirantes - PR contará com duas oficinas.

Instrutor: Em breve.
Público-alvo: Em breve.

Resumo: Em breve.

Instrutor: Em breve.
Público-alvo: Em breve.

Resumo: Em breve.

Rodas de conversa

As rodas de conversa do SBC-EB são espaços abertos e interativos, onde o público poderá compartilhar experiências, trocar ideias e debater desafios junto aos convidados. Com um formato dinâmico e participativo, essa atividade busca fomentar o diálogo e a construção coletiva de soluções para a efetiva implementação da Computação na Educação Básica. A programação do SBC-EB no polo de Bandeirantes - PR contará com duas rodas de conversa.

Mediadores: Prof. Dr. Christian James de Castro Bussmann (UENP-CLM), Prof. Dr. João Coelho Neto (UENP-CCP) e Prof. Me. Paulo Roberto Anastácio (UENP-CLM)

Resumo: Em breve.

Mediadoras: Prof. Drª. Maísa Lucia Cacita Milani (UENP-CLM) e Profª. Fabrícia Lordane (CEEP-Bandeirantes).

Resumo: Em breve.

Competição de Atividades de Computação

A Competição de Atividades de Computação é uma atividade dinâmica e colaborativa, realizada simultaneamente na sede e nos polos do SBC-EB 2025, durante a tarde de quinta-feira, 10 de abril. Nessa atividade, tutores desafiarão equipes formadas por estudantes, professores e gestores a desenvolverem uma proposta pedagógica baseada nas competências da BNCC Computação, garantindo sua aplicabilidade em sala de aula. Durante o processo, os tutores orientarão os grupos, auxiliando no aprimoramento das ideias e na construção das atividades. Ao final, cada equipe deverá registrar sua proposta em um vídeo de até cinco minutos, que será posteriormente avaliado pela equipe organizadora da competição. Os melhores trabalhos serão reconhecidos e apresentados em sessão específica para este fim, na sexta-feira ao final da manhã.