Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
Educação em Computação com Ciência e Equidade

Tópicos de interesse


No domínio da Educação em Computação, os artigos submetidos podem estar relacionados aos seguintes tópicos, não limitados a eles:



  • Didática de computação
  • Ensino e/ou aprendizagem de disciplinas da computação
  • Estratégias de ensino e/ou aprendizagem de computação
  • Metodologias ativas no ensino e/ou aprendizagem de computação
  • Teorias educacionais e psicológicas aplicadas à educação em computação
  • Metacognição na educação em computação
  • Avaliação da aprendizagem em computação
  • Currículos de computação
  • Evasão e retenção em cursos e disciplinas de computação
  • Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação
  • Mentoria na graduação e pós-graduação em computação
  • Habilidades técnicas (hard skills) e não-técnicas (soft skills) em computação
  • Formação científica em cursos de computação
  • Interação entre academia e indústria de TI
  • Formação na pós-graduação em computação
  • Comunidades discentes em cursos de computação
  • Fatores psicológicos e emocionais em educação em computação
  • Inclusão e acessibilidade na educação em computação
  • Diversidade em cursos de computação
  • Estudos de gênero na educação em computação
  • Aspectos raciais/étnicos na educação em computação
  • Aspectos demográficos, sociais e econômicos de cursos de computação
  • Aspectos éticos na educação em computação
  • Formação inicial de professores em computação
  • Formação continuada de professores em computação
  • Prática de ensino de computação na formação de professores
  • Estágio supervisionado na formação de professores de computação
  • Computação na educação infantil
  • Computação nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Computação nos anos finais do ensino fundamental
  • Computação no ensino médio
  • Computação na educação profissional
  • Educação corporativa em computação
  • Ensino e/ou aprendizagem online de computação
  • Educação em computação em espaços não-formais
  • Educação continuada em computação
  • Educação de jovens e adultos em computação
  • Pensamento computacional
  • Avaliação de pensamento computacional
  • Programação introdutória na educação superior
  • Programação avançada na educação superior
  • Psicologia da programação
  • Feedback de tarefas de programação
  • Avaliação automatizada de tarefas de programação
  • Linguagens textuais para aprendizagem de programação
  • Linguagens de blocos para aprendizagem de programação
  • Recursos de apoio à educação em computação
  • Educação em computação aberta e livre (e.g., REA, MOOC)
  • Materiais didáticos de computação
  • Computação desplugada
  • Robótica na educação em computação
  • Hardware na educação em computação
  • Educação em computação através do uso de imagens, áudio e vídeo
  • Realidade virtual e aumentada na educação em computação
  • Redes e mídias sociais em educação em computação
  • Mineração de dados educacionais em computação
  • Analíticas de aprendizagem (learning analytics) em computação
  • Estudos secundários: revisões sistemáticas e mapeamentos sistemáticos