Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
Educação em Computação com Ciência e Equidade

Fórum de Licenciatura em Computação (ForLic)



"A inclusão da Computação, enquanto conhecimento científico, como um componente complementar de estudo e apoio interdisciplinar na Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional (LDB 9496/1996), alterou o panorama da educação nacional. Em consonância, o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) fomenta a informatização da escola propondo a ampliação do número de laboratórios de Informática, pela Estratégia 6.3. Mais recentemente, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); especificamente ao que estabelece a sua 5ª competência geral, e ao reconhecimento da importância do pensamento computacional na área de Matemática, como também de sua menção na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), tem surgido o professor de Computação e Informática Educativa, tendo seu papel cada vez mais evidenciado para atuação em nível de ensino fundamental, médio e técnico. Esse professor é, em essência, formado no Brasil por meio dos cursos de Licenciatura em Computação (LC) – alguns dos quais ainda adotam as nomenclaturas em desuso “Licenciatura em Informática” ou “Licenciatura em Ciência da Computação”.

A primeira oferta de um curso de Licenciatura em Computação foi a da Universidade de Brasília (UnB), no ano de 1997. A segunda oferta foi em 1999, na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Após 2012, houve um crescimento muito significativo de ofertas. O documento "Educação Superior em Computação Estatísticas – 2018" da SBC elaborado a partir dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aponta que há 85 cursos de LC atualmente no Brasil. Recentes estudos analisaram o curso de Licenciatura em Computação na sua dimensão curricular e em busca de identificar os desafios mais complexos. Estes estudos revelaram o curso como completo no sentido da formação profissional; o currículo, integra a própria Computação com a Educação, Matemática, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Línguas Portuguesa e Inglesa, demonstrando que sua principal característica é a interdisciplinaridade. No entanto, outros inúmeros desafios (e.g., inserção em espaços de trabalho, posicionamento perante à comunidade acadêmica e realização de estágios) foram observados nesses estudos. Ao longo dos anos surgiu a necessidade de realizar discussões profundas, que viessem ao encontro dos grandes desafios do curso." (texto retirado e ajustado de http://www.wlic.upe.br)

Nesse contexto é que surge o Workshop da Licenciatura em Computação (WLIC). A primeira edição ocorreu em 2006. Quatro outras edições ocorreram posteriormente: em 2010, em João Pessoa-PB; em Recife-PE em 2017; em Fortaleza-CE 2018 e 2019, em Brasília-DF, em todas como evento integrante do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

O WLIC se tornou o espaço principal de discussão para as Licenciaturas em Computação e, especialmente, da articulação de ações necessárias para enfrentar os desafios postos para esses programas. Durante a segunda edição do evento foi aberto diálogo com representantes do INEP, para que os estudantes da LC realizassem prova específica no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Até então, a prova aplicada era a mesma dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação. A discussão sobre as diretrizes curriculares dos cursos na área de Computação, em especial o perfil dos cursos de LC, também já foi discutida neste espaço.

Com o advento do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), o formato do WLIC foi rediscutido, considerando o cenário atual. A partir de 2021, ele se chamará ForLic, o Fórum das Licenciaturas em Computação, devido ao papel social e político que entendemos possuir. Desejamos que ele seja um espaço agregador de ideias e de debates para uma comunidade que agora está ampliada, incluindo todos os que buscam promover a introdução da Educação em Computação na Educação Básica, propósito que exige articulação e encaminhamentos, para o enfrentamento de desafios reais.

Em breve o tema do I ForLic será divulgado. Esperamos contar com a sua participação!