Abstract: Computer science (CS) education research is of growing relevance because of the growing need for computer scientists and an informed public who understands the computational world around them. As a relatively young field, CS and CS education are primed for innovation and impact, and CS education research can be a primary driver of developing effective and equitable CS education. CS education research has important connections with other CS sub-disciplines like HCI, software engineering, and programming languages, and has additional connections to non-CS disciplines like cognitive science, psychology, and education. Drawing from her own and others’ CS education research, Lewis will illustrate recent innovations and impacts from CS education research.
Bio: Colleen Lewis is an Assistant Professor of computer science (CS) at the University of Illinois Urbana-Champaign. Lewis was previously the McGregor-Girand Associate Professor of CS at Harvey Mudd College. At the University of California, Berkeley, Lewis completed a PhD in science and mathematics education, an MS in computer science, and a BS in electrical engineering and computer science. Her research seeks to identify and remove barriers to CS learning and understand and optimize CS learning. Lewis curates CSTeachingTips.org, a project for disseminating effective CS teaching practices. Lewis has received the NCWIT.org Undergraduate Mentoring Award and the AnitaB.org Emerging Leader Award for her efforts to broaden participation in computing.
Aplicações da Robótica Educacional para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Contexto do Ensino Médio Integral Artigos de Pesquisa | Isabelle Maria Lima de Souza, Wilkerson Andrade, Livia Sampaio |
Relato de experiência: projeto Robótica na Escola em Tramandaí no Rio Grande do Sul Relatos de Experiência | Marjorie Nunes, Claucida Lima, Márcia Finimundi Nóbile |
Um Estudo Exploratório Sobre o Uso Da Robótica Educacional Como Ferramenta de Apoio ao Ensino-Aprendizagem de Lógica de Programação para Alunos da Rede Pública do Ensino Médio Currículos e Práticas Pedagógicas | José Augusto Mendes Vidal, Fábio Ferrentini Sampaio, Nuno Dorotea |
XP Enigma - Um Jogo Educacional Não Digital para Apoio ao Ensino de Métodos Ágeis: Uma análise temporal da motivação e aprendizagem Relatos de Experiência | Pablo Schoeffel |
Are we teaching UML according to what IT companies need? A survey on the São Carlos-SP region Artigos de Pesquisa | João Choma Neto, Luiz Henrique Ten Caten Bento, Edson Oliveira Jr, Simone Souza |
Investigando as Dificuldades e Perspectivas sobre um Curso de Engenharia de Software de Dois Ciclos: Um Survey com a Visão Discente Artigos de Pesquisa | Reudismam de Sousa, Jarbele Coutinho, Samara Nascimento, Felipe Torres Leite |
Uma Definição Operacional para Pensamento Computacional Artigos de Pesquisa | Bianca Santana, Christina Chavez, Roberto Bittencourt |
Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação Relatos de Experiência | Roberto Pereira, Leticia Peres, Fabiano Silva |
Corporeidade, ludicidade e contação de história na promoção do pensamento computacional na escola Artigos de Pesquisa | Rozelma França, Patrícia Tedesco |
Uma abordagem prática apoiada pela aprendizagem baseada em projetos e gamificação para o ensino de Engenharia de Software Relatos de Experiência | Simone Tonhão, Andressa Medeiros, Jorge Prates |
Aulas Invertidas e Práticas Lúdicas no Ensino de Redes de Computadores Relatos de Experiência | Tarik Lopes Ponciano Lima, Windson Viana |
Scripts de Instalação de uma Rede Blockchain como Recurso Didático para Metodologias Ativas no Ensino de Computação Recursos Didáticos | Flavio Melo, Carlos Alves Cavalcante, Patrick Letouze |
Vamos LabEIAR? Uma proposta metodológica inspirada no pensamento computacional para implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica no contexto da Economia 4.0 no IF Baiano Campus Catu | Gilvan Durães |
Maquete Ferroviária O Exercício do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educacional de Acesso Livre | André Mendes, Carla Delgado, Daniel Schneider |
AnneBot: Um Chatbot para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional | Adrianne Veras de Almeida, Fabiola Araújo |
Aplicação de PBL on line em cursos da área de computação durante a pandemia de COVID-19 | Davy Gomes, Luciano Silva, Fernanda Castelo Branco de Santana, Igo Amauri dos Santos Luz |
Análise Estática de Código em Conjunto com Autograders | Eryck Silva, Ricardo Caceffo, Rodolfo Azevedo |
Estruturação de ambientes virtuais de aprendizagem para suporte na aplicação virtual da metodologia PBL | Rebeca dos Santos, Fernanda Silveira, Igo Amauri Luz, Fernanda Santana |
Elas na Computação: Decifrando Códigos e Expressando Ideias Críticas e Criativas na Escola | Keila Alcântara, Laura Silva, Maiara Souza, José Alexandre Silva, Rozelma França |
Materiais didáticos sensíveis ao gênero para o ensino do Pensamento Computacional no Fundamental I | Mychelline Cunha, Giordano Cabral, Liliane Fonseca |
Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília | Maristela Holanda, Marcelo Mandelli, Edison Ishikawa |
Resumo: Na última década, a tecnologia da informação se tornou onipresente no nosso dia-a-dia. Isso tem impulsionado a inclusão do ensino de computação na Educação Básica como um tópico essencial, preparando os alunos para um mundo cada vez mais moldado pela tecnologia da informação. No entanto, mesmo começando a introduzir a computação na Educação Básica, desenvolvendo currículos e unidades instrucionais, ainda se observa poucos modelos de avaliação de aprendizagem neste contexto. Com base em um rico conjunto de exemplos reais em sala de aula da nossa iniciativa Computação na Escola, apresentarei nesta palestra várias alternativas para avaliar a aprendizagem de computação na Educação Básica, cobrindo a avaliação de conceitos e práticas de computação, bem como habilidades do século 21 relacionadas. A palestra também discute as qualidades exigidas das avaliações e busca identificar estratégias para criar avaliações de aprendizagem bem-sucedidas, além de destacar as implicações para pesquisa e sua aplicação na prática.
Biografia: Christiane Gresse von Wangenheim é professora do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Grupo de Qualidade de Software (GQS), com foco em pesquisa científica, desenvolvimento e transferência de modelos, métodos e ferramentas de engenharia de software voltada ao ensino de computação. Ela também é coordenadora da iniciativa Computação na Escola, que visa levar o ensino de computação à Educação Básica. Anteriormente ela trabalhou na UNIVALI/São José e no Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering (Alemanha).
PS4W: Programa de inclusão jovem e feminina na área tecnológica Relatos de Experiência | Nádia Alexandrino, Carlos Silva, Cristiane Targa, Daniel Conrado |
Estudantes Ensinando Computação para a Comunidade: Uma Experiência através do TISP Relatos de Experiência | Camille Jesús, Francisco Tito Silva Santos Pereira, Daniel Costa, Diego Silva, Eduarda Oliveira, Lais Baptista, Ozenilson Cruz, Roberto Bittencourt |
Introcomp: Reflexões de uma Década de Desafios e Conquistas no Ensino de Programação para a Rede Pública de Ensino Relatos de Experiência | Marco Antônio Oliari, José Jorge Moutinho Uliana, Mirelly Da Silva, Beatriz Maia, Thiago Paiva, Roberta Gomes, Patricia Dockhorn Costa, Rodrigo Laiola Guimarães |
Python Enhanced Error Feedback: Uma IDE Online de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem em Programação Ambientes e Plataformas | Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt, Christina Chavez |
Laboratório Virtual com Dados Reais Ambientes e Plataformas | Victor Hayashi, Danilo Martins, Reginaldo Arakaki, Julio Carlos Teixeira, Bruno Angélico, Fabio Hayashi |
TryRdP: uma Ferramenta para o Aprendizado de Modelagem de Sistemas usando Redes de Petri Recursos Didáticos | John Soares de Lima, Taciana Pontual Falcão, Ermeson Andrade |
Desenvolvendo e descobrindo competências no currículo escolar por meio do Raciocínio Computacional Relatos de Experiência | Ecivaldo Matos, Claudia Coutinho, Euma Silva Santos, Juliana Santos, Leonardo Ribeiro de Azevedo, Gracielle Tavares, Diego Zabot |
Existem Concordância e Confiabilidade na Avaliação da Criatividade de Resultados Tangíveis da Aprendizagem de Computação na Educação Básica? Artigos de Pesquisa | Nathalia Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Lúcia Martins-Pacheco, Adriano Borgatto |
Uma Análise da Emergência de Pensamento Computacional em Práticas de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Educação do Campo Artigos de Pesquisa | Rozelma França, Taciana Pontual Falcão, Flavia Peres, Dyego Morais |
Mapeamento e análise empírica de misconceptions comuns em avaliações de introdução à programação Artigos de Pesquisa | Ada Araujo, Daniel L. Z. Filho, Elaine Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Filipe Dwan Pereira, David Fernandes |
|SEM VÍDEO DE APRESENTAÇÃO| Investigando a Relação Entre a Nota no Vestibular com o Desempenho em Introdução à Programação Artigos de Pesquisa | Leonardo Soares Silva, Joanne Gabriela dos Santos Silva, Milena Siqueira Santos |
Uso de atributos de código para classificação da facilidade de questões de codificação Artigos de Pesquisa | Marcos Lima, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Oliveira, David Fernandes, Filipe Dwan Pereira |
RecifeGo!: Promovendo a Interdisciplinaridade do Pensamento Computacional na Rua | Vitor Dallegrave, Wellington Pereira, José Alexandre, Waleska Lira, Thiago Matheus, Rozelma Soares |
Sobre a Necessidade de Recursos Educacionais para o Ensino do Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira: Discussão e Concepção de Repositório Educacional do Pensamento Computacional | Jailine Santana, Diêgo Conceição, Adriano Ferreira, Eneida Rios, Camila Santana, Gilvan Durães |
Integração do Pensamento Computacional às Disciplinas da Educação Básica: uma Proposta de Aplicativo para Professores | Bárbara Morais, Rozelma Soares, Taciana Pontual Falcão |
Explorando o Smartphone na Educação de Jovens e Adultos: Computação para a Autonomia Digital | Wictor Gomes, Ulremberg Silva, Danielle Silva, Rozelma Soares |
O Uso de Assistente de Provas no Ensino de Lógica | Rodrigo Ribeiro, Karina Roggia, Cristiano Vasconcellos |
Repositório Colaborativo para apoiar a adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação | Ivanilse Ribeiro, Williamson Silva, Eduardo Feitosa |
Análise de correlação entre habilidade de Resolução de Problemas e desempenho em disciplinas de programação | Jhonatas Oliveira, Leandro Galvão, Elaine Oliveira, David Oliveira, Filipe Dwan |
Ensinando sobre Representação de Imagens: Experiência no Projeto Computação Plugada com o Aplicativo Pixel | Larrysa Figueiredo, Matheus Barbosa, Emanoel Silva, Josinaldo Pontes Jr., Ayla Rebouças, Ivonildo Pereira Neto |
Interpretable AI to Understand Early Effective and Ineffective Programming Behaviours from CS1 Learners | Filipe Dwan, Elaine Oliveira, David Oliveira, Leandro Galvão, Alexandra Cristea |
An Item Response Theory Analysis of Algorithms and Programming Concepts in App Inventor Projects Artigos de Pesquisa | Nathalia Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Jean Hauck, Adriano Borgatto |
Uso de Rubricas em Pesquisas de Informática e Educação - Uma Revisão Sistemática da Literatura Artigos de Pesquisa | Dirson Campos, Deller Ferreira |
Apresentação de uma Metodologia de Avaliação Baseada em Rubricas para Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Engenharia da Computação Currículos e Práticas Pedagógicas | Eduardo Juliano Alberti, Veronica Isabela Quandt, Caroline Mazetto Mendes, Luiz Alberto Bordignon, Felipe Augusto Przysiada, Leonardo Gomes Tavares |
Apoiando a Revisão por Pares no Ensino Remoto de Modelagem de Software Ambientes e Plataformas | Romualdo Costa, Alberto Castro, Bruno Gadelha |
Impacto do Uso da Peer Instruction no Ensino Superior de Lógica para Computação no Brasil Artigos de Pesquisa | Esdras Bispo Jr., Rosemara Perpetua Lopes |
A Experiência da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva dos Monitores Relatos de Experiência | José Figuerêdo, Jussara Gomes Machado, Samuel Lima, Cláudio Sérgio da Silva Cerqueira, Claudia Pinto Pereira |
Computational Thinking for All: What Does It Mean for Teacher Education in Brazil? Ensaios | Taciana Pontual Falcão |
Formação Continuada de Professores em Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional Relatos de Experiência | Jeanne da Silva Barbosa Bulcão, Charles A. G. Madeira, Carlos Artur Guimarães, Crisiany Alves Sousa |
|SEM VÍDEO DE APRESENTAÇÃO| Interdisciplinaridade no ensino de física e computação na educação básica: relato de experiência de um curso de formação inicial e continuada sob a perspectiva na construção de experimentos Relatos de Experiência | Thiago Amorim, Petrus Barros, Veruska Machado |
Avaliação do League of Class: uma plataforma de gamificação estrutural inspirada em League of Legends Ambientes e Plataformas | Fernanda Pires, Rebeca Veiga Assunção, Marcela Pessoa |
WebJuvia: Simulador Web de Apoio ao Ensino de Gerência de Memória na Disciplina de Sistemas Operacionais Ambientes e Plataformas | Evander Oliveira Silva, Warley Muricy Valente Junior, João Victor Costa Carmona |
Laboratório Digital à Distância: Percepções de Docentes e Discentes Ambientes e Plataformas | Felipe Almeida, Victor Hayashi, Reginaldo Arakaki, Edson Midorikawa, Paulo Sérgio Cugnasca, Sergio Canovas |
Explorando potencialidades do Pensamento Computacional de forma (des)plugada com estudantes da rede estadual de educação de Mato Grosso | Sabrina Sassi, Cristiano Maciel, Vinicius Pereira |
Uma abordagem de Multimodal Learning Analytics para identificação de habilidades de Pensamento Computacional | Anderson Gusmão, Rodrigo Rodrigues, Rozelma França |
Um Jogo Educacional para Ensino do Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual | Taynara Dutra, Isabela Gasparini, Eleandro Maschio |
Desenvolvimento baseado em testes com aplicação de critérios de teste no ensino introdutório de computação | Yuri Feitosa, Marco Aurélio Silva, José Augusto Fabri |
Loop Academic: uma Plataforma Web para o Ensino-Aprendizagem de Programação Introdutória | Dyego Souza, Jarbele Coutinho, Reudismam de Sousa |
Material Didático Interativo para a disciplina de Introdução à Programação de Computadores | Thiago Costa, Elaine Oliveira, Alexandre Passito, Marcos Augusto Pinto, Leandro Galvão, David Oliveira, Filipe Dwan |
Um estudo sobre a relação entre os elementos de jogos e os tipos de usuários de sistemas gamificados | Rafaela Melo, Marcela Pessoa, Gabriel Haydar, David Oliveira, Elaine Oliveira, Leandro Galvão, Tayana Conte, Filipe Dwan |
Escola de Games em tempos de pandemia: como promover a equidade de acesso aos participantes? | Tamara Ferreira, Luciano Neto, Pedro Henrique Franco, Hugo Barreto, Lígia Silva, Ana Paula Boaventura |
Codebo: Um puzzle game educacional sobre Estrutura de Dados | Luan Gomes, Luis Gustavo Araújo |
PC-Câmbio: Proposta de Atividade Lúdica e Desplugada Aplicando a Metodologia do Pensamento Computacional Relatos de Experiência | Yuri Rosa, Renata Reiser, Placida Oliveira, Luciana Foss, Simone André da Costa Cavalheiro, Andre Du Bois, Clause Piana, Ana Rita Mazzini |
Plugando o Desplugado para Ensino de Computação na Escola Durante a Pandemia do Sars-CoV-2 Relatos de Experiência | Tainã Ellwanger Tavares, Samanta Ghisleni Marques, Marcia Kniphoff da Cruz |
Banco de Dados na Educação Profissional: um Estudo de Caso à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Artigos de Pesquisa | João Franco, Jorge Leite Jr |
Por que estimular a Aprendizagem Significativa no ensino de Programação Orientada a Objetos? Currículos e Práticas Pedagógicas | Humberto Zanetti, Marcos Borges |
Ensino-Aprendizagem de Programação utilizando Storytelling na Educação Infantil | Franciely Souza, Maria Renay Silva |
Avaliação Heurística de Ferramentas de Programação em Blocos | Franciely Souza, Taciana Pontual, Rafael Mello |
Explorando o Pensamento Computacional em Salas de Aulas de Ciências | Ruallyson Moura, Fernando Gomes, Adrielle Sousa, José Alexandre da Silva, Rozelma Soares |
Avaliação da Qualidade para Pesquisas em Educação em Engenharia de Software | Cleuton Almeida, César França |
Aplicando Ecossistemas de Software na Disciplina Engenharia de Software | Francisco Pinheiro, Emanuel Coutinho |
Jogando para Aprender: Uma Pesquisa sobre a Influência do Jogo Black Stories nas Habilidades e Competências de Estudantes de Engenharia de Requisitos | Jorge Lima, Andressa Ferreira |
Automatic creating variation of CS1 assignments and exams | Filipe Dwan, Hermino de Freitas Jr, Elaine Oliveira, Leandro Galvão, David Oliveira, Aileen Benedict, Mohsen Dorodchi, Alexandra Cristea |
Game Learning Analytics como Artefato Avaliativo Sobre o Conceito de Probabilidade | Josevandro Nascimento, Rodrigo Rodrigues, Vladimir Andrade |
Validação e análise de um inventário de conceitos sobre programação introdutória | Ana Caroline Braz, Leandro Galvão, Elaine Oliveira, David Oliveira, Filipe Dwan, Roberto Bittencourt, Bianca Santana |