Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
Educação em Computação com Ciência e Equidade

Trabalhos Aceitos


Trilha 1: Artigos de Pesquisa e Ensaios


Artigos de Pesquisa

An Item Response Theory Analysis of Algorithms and Programming Concepts in App Inventor Projects
Nathalia Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Jean Hauck, Adriano Borgatto
Aplicações da Robótica Educacional para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Contexto do Ensino Médio Integral
Isabelle Maria Lima de Souza, Wilkerson Andrade, Livia Sampaio
Are we teaching UML according to what IT companies need? A survey on the region
João Choma Neto, Edson OliveiraJr, Simone Souza, Luiz Henrique Ten Caten Bento
Banco de Dados na Educação Profissional: um Estudo de Caso à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
João Franco, Jorge Leite Jr
Corporeidade, ludicidade e contação de história na promoção do pensamento computacional na escola
Rozelma França, Patrícia Tedesco
Existem Concordância e Confiabilidade na Avaliação da Criatividade de Resultados Tangíveis da Aprendizagem de Computação na Educação Básica?
Nathalia Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Lúcia Martins-Pacheco, Adriano Borgatto
Impacto do Uso da Peer Instruction no Ensino Superior de Lógica para Computação no Brasil
Esdras Bispo Jr., Rosemara Perpetua Lopes
Investigando a Relação Entre a Nota no Vestibular com o Desempenho em Introdução à Programação
Leonardo Soares Silva, Joanne Gabriela dos Santos Silva, Milena Siqueira Santos
Investigando as Dificuldades e Perspectivas sobre um Curso de Engenharia de Software de Dois Ciclos: Um Survey com a Visão Discente
Reudismam de Sousa, Jarbele Coutinho, Samara Nascimento, Felipe Torres Leite
Mapeamento e análise empírica de misconceptions comuns em avaliações de introdução à programação
Ada Araujo, Daniel L. Z. Filho, Elaine Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Filipe Dwan Pereira, David Fernandes
Uma Análise da Emergência de Pensamento Computacional em Práticas de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Educação do Campo
Rozelma França, Taciana Pontual Falcão, Flavia Peres, Dyego Morais
Uma Definição Operacional para Pensamento Computacional
Bianca Santana, Christina Chavez, Roberto Bittencourt
Uso de atributos de código para classificação da facilidade de questões de codificação
Marcos Lima, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Oliveira, David Fernandes, Filipe Dwan Pereira
Uso de Rubricas em Pesquisas de Informática e Educação - Uma Revisão Sistemática da Literatura
Dirson Campos, Deller Ferreira

Ensaios

Computational Thinking for All: What Does It Mean for Teacher Education in Brazil?
Taciana Pontual Falcão

Trilha 2: Relatos de Experiência

PS4W: Programa de Inclusão Jovem e Feminina na Área Tecnológica
Nádia Alexandrino, Carlos Silva, Cristiane Targa, Daniel Conrado
A Experiência da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva dos Monitores
José Figuerêdo, Jussara Gomes Machado, Samuel Lima, Cláudio Sérgio da Silva Cerqueira, Claudia Pinto Pereira
Aulas Invertidas e Práticas Lúdicas no Ensino de Redes de Computadores
Tarik Lopes Ponciano Lima, Windson Viana
Desenvolvendo e descobrindo competências no currículo escolar por meio do Raciocínio Computacional
Ecivaldo Matos, Claudia Coutinho, Euma Silva Santos, Leonardo Ribeiro de Azevedo, Gracielle Tavares, Diego Zabot
Estudantes Ensinando Computação para a Comunidade: Uma Experiência através do TISP
Camille Jesús, Francisco Tito Silva Santos Pereira, Daniel Costa, Diego Silva, Eduarda Oliveira, Lais Baptista, Ozenilson Cruz, Roberto Bittencourt
Formação Continuada de Professores em Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional
Jeanne da Silva Barbosa Bulcão, Charles A. G. Madeira, Carlos Artur Guimarães, Crisiany Alves Sousa
Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação
Roberto Pereira, Leticia Peres, Fabiano Silva
Interdisciplinaridade no ensino de física e computação na educação básica: relato de experiência de um curso de formação inicial e continuada sob a perspectiva na construção de experimentos
Thiago Amorim, Petrus Barros, Veruska Machado
PC-Câmbio: Proposta de Atividade Lúdica e Desplugada Aplicando a Metodologia do Pensamento Computacional
Yuri Rosa, Renata Reiser, Placida Oliveira, Luciana Foss, Simone André da Costa Cavalheiro, Andre Du Bois, Clause Piana, Ana Rita Mazzini
Plugando o Desplugado para Ensino de Computação na Escola Durante a Pandemia do Sars-CoV-2
Tainã Ellwanger Tavares, Samanta Ghisleni Marques, Marcia Kniphoff da Cruz
Introcomp: Reflexões de uma Década de Desafios e Conquistas no Ensino de Programação para a Rede Pública de Ensino
Marco Antônio Oliari, José Jorge Moutinho Uliana, Mirelly Da Silva, Beatriz Maia, Thiago Paiva, Roberta Gomes, Patricia Dockhorn Costa, Rodrigo Laiola Guimarães
Relato de experiência: projeto Robótica na Escola em Tramandaí no Rio Grande do Sul
Marjorie Nunes, Claucida Lima, Márcia Finimundi Nóbile
Uma abordagem prática apoiada pela aprendizagem baseada em projetos e gamificação para o ensino de Engenharia de Software
Simone Tonhão, Andressa Medeiros, Jorge Prates
XP Enigma - Um Jogo Educacional Não Digital para Apoio ao Ensino de Métodos Ágeis: Uma análise temporal da motivação e aprendizagem
Pablo Schoeffel

Trilha 3: Currículos e Práticas Pedagógicas

Apresentação de uma Metodologia de Avaliação Baseada em Rubricas para Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Engenharia da Computação
Eduardo Juliano Alberti, Veronica Isabela Quandt, Caroline Mazetto Mendes, Luiz Alberto Bordignon, Felipe Augusto Przysiada, Leonardo Gomes Tavares
Por que estimular a Aprendizagem Significativa no ensino de Programação Orientada a Objetos?
Humberto Zanetti, Marcos Borges
Um Estudo Exploratório Sobre o Uso Da Robótica Educacional Como Ferramenta de Apoio ao Ensino-Aprendizagem de Lógica de Programação para Alunos da Rede Pública do Ensino Médio
Jose Augusto Mendes Vidal, Fábio Ferrentini Sampaio, Nuno Dorotea

Trilha 4: Recursos e Ambientes Educacionais


Recursos Didáticos

Scripts de Instalação de uma Rede Blockchain como Recurso Didático para Metodologias Ativas no Ensino de Computação
Flavio Melo, Carlos Alves Cavalcante, Patrick Letouze
TryRdP: uma Ferramenta para o Aprendizado de Modelagem de Sistemas usando Redes de Petri
John Soares de Lima, Taciana Pontual Falcão, Ermeson Andrade

Ambientes e Plataformas

Apoiando a Revisão por Pares no Ensino Remoto de Modelagem de Software
Romualdo Costa, Alberto Castro, Bruno Gadelha
Avaliação do League of Class: uma plataforma de gamificação estrutural inspirada em League of Legends
Fernanda Pires, Rebeca Veiga Assunção, Marcela Pessoa
Laboratório Digital à Distância: Percepções de Docentes e Discentes
Felipe Almeida, Victor Hayashi, Reginaldo Arakaki, Edson Midorikawa, Paulo Sérgio Cugnasca, Sergio Canovas
Python Enhanced Error Feedback: Uma IDE Online de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem em Programação
Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt, Christina Chavez
Laboratório Virtual com Dados Reais
Victor Hayashi, Danilo Martins, Reginaldo Arakaki, Julio Carlos Teixeira, Bruno Angélico, Fabio Hayashi
WebJuvia: Simulador Web de Apoio ao Ensino de Gerência de Memória na Disciplina de Sistemas Operacionais
Evander Oliveira Silva, Warley Muricy Valente Junior, João Victor Costa Carmona

Laboratório de Ideias

Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília
Maristela Holanda, Edison Ishikawa, Marcelo Mandelli
Análise de correlação entre habilidade de Resolução de Problemas e desempenho em disciplinas de programação
Jhonatas Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Oliveira, David Fernandes, Filipe Dwan Pereira
AnneBot: Um Chatbot para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional
Adrianne Veras de Almeida, Fabiola Araújo
Aplicação de PBL on-line em cursos da área de computação durante a pandemia de COVID-19
Davy Gomes, Luciano Silva, Fernanda Castelo Branco de Santana, Igo Amauri dos Santos Luz
Aplicando Ecossistemas de Software na Disciplina Engenharia de Software
Emanuel Coutinho, Francisco Pinheiro
Análise Estática de Código em Conjunto com Autograders
Eryck Silva, Ricardo Caceffo, Rodolfo Azevedo
Automatic creating variation of CS1 assignments and exams
Filipe Dwan Pereira, Hermino Barbosa de Freitas Júnior, Elaine Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, David Fernandes, Aileen Benedict, Mohsen Dorodchi, Alexandra Cristea
Avaliação da Qualidade para Pesquisas em Educação em Engenharia de Software
Cleuton Almeida
Avaliação Heurística de Ferramentas de Programação em Blocos
Franciely Souza, Taciana Pontual Falcão, Rafael Ferreira Mello
CodeBô: Um puzzle game educacional sobre Estrutura de Dados
Luis Gustavo Araújo, Luan Gomes
Desenvolvimento baseado em testes com aplicação de critérios de teste no ensino introdutório de computação
Yuri Grajefe Feitosa, Marco Aurélio Graciotto Silva, José Augusto Fabri
Elas na Computação: Decifrando Códigos e Expressando Ideias Críticas e Criativas na Escola
Keila Alcântara, Laura Silva, Maiara Souza, José Alexandre Silva, Rozelma França
Ensinando sobre Representação de Imagens: Experiência no Projeto Computação Plugada com o Aplicativo Pixel
Larrysa Mirelly Figueiredo, Matheus Oliveira, Emanoel Medeiros, Josinaldo Pontes, Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças, Ivonildo Pereira Neto
Ensino-Aprendizagem de Programação utilizando Storytelling na Educação Infantil
Franciely Souza, Maria Silva
Escola de Games em tempos de pandemia: como promover a equidade de acesso aos participantes?
Tamara Cristina Ferreira, Luciano Neto, Pedro Henrique Franco, Hugo Barreto, Lígia Silva, Ana Paula Boaventura
Estruturação de ambientes virtuais de aprendizagem para suporte na aplicação virtual da metodologia PBL
Igo Amauri Luz, Rebeca dos Santos, Fernanda Silveira, Fernanda Santana
Explorando o Pensamento Computacional em Salas de Aulas de Ciências
Adrielle Sousa, Ruallyson Moura, Fernando Gomes, Rozelma Soares, José Alexandre Silva
Explorando o Smartphone na Educação de Jovens e Adultos: Computação para a Autonomia Digital
Ulremberg Silva, Danielle Silva, Rozelma Soares, José Gomes
Explorando potencialidades do Pensamento Computacional de forma desplugada com estudantes da rede Estadual de Educação de Mato Grosso
Sabrina Sassi, Cristiano Maciel, Vinicius Pereira
Game Learning Analytics como Artefato Avaliativo Sobre o Conceito de Probabilidade
Josevandro Nascimento, Rodrigo Rodrigues, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
Integração do Pensamento Computacional às Disciplinas da Educação Básica: uma Proposta de Aplicativo para Professores
Bárbara Morais, Rozelma Soares, Taciana Pontual Falcão
Interpretable AI to Understand Early Effective and Ineffective Programming Behaviours from CS1 Learners
Filipe Dwan Pereira, Elaine Oliveira, David Fernandes, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Alexandra Cristea
Jogando para Aprender: Uma Pesquisa sobre a Influência do Jogo Black Stories nas Habilidades e Competências de Estudantes de Engenharia de Software
Jorge Girão Limaverde Lima, Andressa Ferreira
Loop Academic: uma Plataforma Web para o Ensino-Aprendizagem de Programação Introdutória
Dyego Souza, Jarbele Coutinho, Reudismam de Sousa
Maquete Ferroviária O Exercício do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educacional de Acesso Livre
André Mendes
Materiais didáticos sensíveis ao gênero para o ensino do Pensamento Computacional no Fundamental I
Mychelline Souto, Giordano Cabral, Liliane Fonseca
Material Didático Interativo para a disciplina de Introdução à Programação de Computadores da Universidade Federal do Amazonas
Thiago Lopes Costa, Elaine Oliveira, Alexandre Passito, Marcos Augusto de Souza Pinto, Leandro Silva Galvão de Carvalho, David Fernandes, Filipe Dwan Pereira
O Uso de Assistente de Provas no Ensino de Lógica
Rodrigo Geraldo Ribeiro, Karina Roggia, Cristiano Vasconcellos
RecifeGo!: Promovendo a Interdisciplinaridade do Pensamento Computacional na Rua
Wellington Pereira, Vitor Dallegrave, Waleska Lira, Thiago Matheus Silva de Andrade, José Alexandre Silva, Rozelma Soares
Repositório Colaborativo para apoiar a adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação
Maria Ivanilse Calderon Ribeiro, Williamson Silva, Eduardo Feitosa
Sobre a Necessidade de Recursos Educacionais para o Ensino do Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira: Discussão e Concepção de Repositório Educacional do Pensamento Computacional
Jailine Santana, Diêgo Conceição, Adriano Ferreira, Eneida Rios, Camila Santana, Gilvan Durães
Um estudo sobre a relação entre os elementos de jogos e os tipos de usuários de sistemas gamificados
Rafaela Melo, Marcela Pessoa, Gabriel Haydar, David Fernandes, Elaine Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Tayana Conte, Filipe Dwan Pereira
Um Jogo Educacional para Ensino do Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual
Taynara Dutra, Isabela Gasparini, Eleandro Maschio
Uma abordagem de Multimodal Learning Analytics para identificação de habilidades de Pensamento Computacional
Anderson Gusmão, Rodrigo Rodrigues, Rozelma França
Validação e análise de um inventário de conceitos sobre programação introdutória
Ana Caroline Braz, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Oliveira, David Fernandes, Filipe Dwan Pereira, Roberto Bittencourt, Bianca Santana
Vamos LabEIAR? Uma proposta metodológica inspirada no pensamento computacional para implantação do Laboratório de Ensino de Inteligência Artificial e Robótica no contexto da Economia 4.0 no IF Baiano Campus Catu
Gilvan Durães